O Reino dos Gatos (2002): um anime inesquecível - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

segunda-feira, abril 19, 2021

O Reino dos Gatos (2002): um anime inesquecível

O Reino dos Gatos é um anime encantador do Studio Ghibli. Foi dirigido por Hiroyuki Morita e escrito por Reiko Yoshida.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Cena do filme "O Reino dos Gatos"

Sinopse - A história é bem simples, e é justamente nesta simplicidade que encontra-se todo o encantamento da obra. Aqui vamos conhecer Haru, uma adolescente bastante preguiçosa, que novamente chega atrasada à escola, e ouve um sermão do professor e vira motivo de piadinhas dos colegas.

Na volta para casa, Haru avista um gato peculiar, que leva na boca um pequeno embrulho. Distraído, o gato é quase atropelado, mas a garota corre para salvá-lo. Na manhã seguinte, alguns fatos estranhos mudam a rotina da garota.

O gato que Haru socorreu era, na verdade, o príncipe do Reino dos Gatos e, como agradecimento, o rei vai pessoalmente cumprimentá-la, além de explicitar seus desejos de que Haru vá ao Reino e se case com seu filho.

Haru fica empolgada com a ideia, mas logo percebe que o convite é absurdo, afinal, ela é um ser humano, não um felino. Logo aparece uma comitiva que a leva ao Reino. Assustada, a garota pede ajuda a outros gatos, fato que só aumenta a confusão.

A delicadeza de uma animação está nos traços  

Ao assistir O Reino dos Gatos, fiz uma viagem até um Universo Paralelo, algo que não será diferente como a maioria dos espectadores, principalmente se gostar de gatos, e confesso que adorei estar nesta outra dimensão.

Os traços delicados são a marca registrada do Studio Ghibli e aqui não é diferente. Com personagens extremamente sensíveis, O Reino dos Gatos traz algo diferente que prende nossa atenção e nos suga para uma outra realidade e, diante disso somos obrigados a nos deixar levar, desprendendo dos fatos e atento somente à nossa imaginação. E, é exatamente aí que está toda a magia dos animes do Studio Ghibli.

O Reino dos Gatos é um anime inesquecível, suave e deliciosamente envolvente, com melodias maravilhosamente orquestradas. É um filme que faz bem ao olhos e ao coração, pois certamente você terminará de assistir maravilhado com a beleza da obra e um sorriso radiante no rosto.

Ficha técnica

Título original: Neko no Ongaeshi
Duração: 75 minutos
Gênero: Anime, Animação, Comédia, Aventura
Classificação etária: Livre
País de origem: Japão
Ano de lançamento: 2002