O Massacre do Moinho de Vento (2016): um slasher holandês - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

terça-feira, abril 06, 2021

O Massacre do Moinho de Vento (2016): um slasher holandês

O Massacre do Moinho de Vento é um filme de terror psicológico dirigido por Nick Jongerius que co-escreveu o roteiro junto de Suzy Quid e Chris W. Mitchell. Foi baseado em um curta que serviu de conceito para arrecadar dinheiro para o filme.

O Massacre do Moinho de Vento
Charlotte Beaumont em cena no filme "O Massacre do Moinho de Vento"

Sinopse - O filme acompanha Jennifer (Charlotte Beaumont), uma jovem australiana que está fugindo de seu passado e acaba chegando em Amsterdã. Numa tentativa desesperada de escapar das autoridades, ela se junta a um grupo de turistas que estão embarcando em um tour pelos moinhos mais famosos da Holanda. 

Mesmo sem passagem, Abe (Bart Klever), o motorista do ônibus, permite que ela embarque sem passagem, brincando que "sempre há lugar para outro pecador".

O grupo é formado por pelo empresário Douglas (Patrick Baladi) e seu filho, Curt (Adam Thomas Wright), Jackson (Ben Batt), um soldado britânico, Ruby (Fiona Hampton), uma fotógrafa francesa, Takashi (Tanroh Ishida), um universitário que fala apenas japonês e Nicholas (Noah Taylor), um médico britânico que esconde terríveis segredos.

Quando o ônibus quebra em um local ermo, Jennifer e os outros turistas são forçados a procurar abrigo em uma cabana abandonada próxima a um moinho sinistro, onde segundo as lendas locais, um moleiro venerador do Diabo moía os ossos dos moradores locais ao invés de grãos.

Aparentemente, ninguém dá créditos a história, mas quando os turistas começam a desaparecer um a um, Jennifer descobre que todos eles possuem algo em comum – um segredo sinistro que os deixou marcados para uma sentença fatal.

Tinha potencial para ser mais do que é

Um moinho de vento em ruínas é um ótimo cenário para um filme de terror: o estralar das paredes e o rangido dos mecanismos internos trazendo o prédio à vida aguça o imaginário de qualquer fã do gênero. É uma pena que o diretor Nick Jongerius não tenha dado mais importância à sua misteriosa estrutura, limitando o moinho somente num lugar para o assassino do filme guardar os corpos de sua vítima.

O Massacre do Moinho de Vento tinha potencial de ser um bom slasher, apresenta uma premissa interessante em um cenário perfeito e com elenco competente, mas acabou caindo na mesmice, se tornando "mais um do mesmo". Os melhores filmes slasher são feitos de tensão e medo, levando àquele momento inesperado quando o assassino ataca, que é justamente o que falta neste filme.

O filme não é de todo ruim, só está longe de ser bom. A principal razão pela qual O Massacre do Moinho de Vento não ser assustador (como deveria) está em seu roteiro. Após a primeira vítima, não há indícios sobre quem, como e quando a próxima pagará pelos seus pecados. É uma pena que uma história promissora tenha se perdido.

Ficha técnica

Título original: The Windmill Massacre
Duração: 85 minutos
Gênero: Terror, Drama
Classificação etária16 anos
País de origem: Países Baixos
Ano de lançamento: 2016