Filme: Grão (2017) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

terça-feira, abril 06, 2021

Filme: Grão (2017)

"Buğday" é um filme de ficção científica lançado em 2017. Foi escrito, dirigido e produzido por Semih Kaplanoğlu. Em um futuro distópico, o professor e especialista em genética de sementes Erol Erin (Jean-Marc Barr) é incumbido da missão de encontrar um homem que escreveu uma tese sobre as recorrentes crises que afetam sementes geneticamente modificadas.

Erol mora em uma cidade onde existe uma separação radical dos imigrantes. Eles são impedidos de se aproximar da metrópole por um muro eletrificado mortal. No entanto, os privilégios daqueles que vivem na cidade está prestes a acabar.

Por razões desconhecidas, as plantações do local são afetadas por uma grave crise genética. A fome, antes restrita apenas aos imigrantes, passa a ser iminente aos habitantes da cidade quando as sementes geneticamente modificadas tornam-se estéreis.

Para evitar um colapso, Erol parte em busca do homem que teria as respostas para o que está acontecendo. Contudo, essa jornada trará muito mais que respostas científicas, mas mudará sua forma de ver a vida.

Filmado quase todo na região da Anatólia, "Grão" é um filme esteticamente belíssimo. A escolha da fotografia em preto e branco deu um charme especial a obra, quebrando um pouco o desconforto que o mesmo provoca no espectador. 

Por ser introspectivo, é um filme para um público mais restrito, certamente não vai agradar a todos. Porém, a mensagem difundida é universal e de valor imensurável. A exclusão radical dos imigrantes demonstra a intolerância daquela sociedade, nada muito diferente do que vem ocorrendo na nossa sociedade nos dias atuais.

Duração: 123 minutos
Categorias: Ficção Científica, Drama,
Classificação: 12 anos

Filme: Grão (2017)

INTIMISTA; INCÔMODO; REFLEXIVO