O Homem Bicentenário (1999): uma peculiar história de amor - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, abril 18, 2021

O Homem Bicentenário (1999): uma peculiar história de amor

O Homem Bicentenário é uma comédia de ficção científica do diretor Chris Columbus, que dirigiu a Saga Harry Potter. O roteiro de Nicholas Kazan foi baseado no conto The Bicentennial Man and Other Stories, escrito por Isaac Asimov e Robert Silverberg.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Robin Willians e Hallie Eisenberg em cena no filme "O Homem Bicentenário"

Sinopse - A trama gira em torno de Andrew (Robin Willians), um ser mecânico adquirido por uma família americana para executar tarefas domésticas. Entretanto, Andrew apresenta um comportamento peculiar para um robô, ele demonstra raciocínio lógico e possuir sentimentos.

A convivência com a família favorece ao robô uma espécie de livre-arbítrio, mesmo assim ele continua fiel às três leis da robótica de Asimov (bastante evidenciada no filme). Andrew vive no porão da casa e constrói relógios complexos. Em determinado momento, o robô decide obter a liberdade e vai morar sozinho, deixando a família que o comprou.

Os anos passam, Andrew acaba desenvolvendo um raciocínio inteiramente humano e começa a sentir falta de companhia. Então ele decide entrar em contato com a família que o acolhera no passado.

Ele descobre alguns descendentes e desenvolve gradualmente uma belíssima amizade com a neta da garotinha que Andrew chamada de Menininha. Uma relação complicada no início, mas que aos poucos vai se transformando em um sentimento mais profundo, o robô se apaixona pela moça, algo extraordinário para uma máquina. Passados 200 anos, Andrew consegue finalmente ser aquilo que tanto almejou.

Uma fábula futurista

O Homem Bicentenário é um filme agradável de assistir. A história vai se desenrolando de maneira competente que torna-se impossível desviar os olhos da tela. O filme é muito mais que uma comédia familiar, é um drama sobre a humanidade que deveria ser assistido por todos independente da idade.

Incompreendido por grande parte dos críticos, O Homem Bicentenário é um filme que merecia ser melhor avaliado. Não é apenas um filme sobre robôs, o roteiro é carregado de valores que muitos humanos já perderam. Trata-se de uma verdadeira reflexão sobre a condição do ser humano. Também é um dos melhores filmes do saudoso Robin Willians.

Por fim, O Homem Bicentenário é uma obra que exalta o amor, a amizade e os laços familiares. É sobre a beleza da vida com todas as suas imperfeições, também é sobre nossa finitude e o que pretendemos deixar como legado de nossa breve passagem por este mundo.

"O que nos torna diferente das outras pessoas, são as imperfeições."

Ficha técnica

Título original: Bicentennial Man
Duração: 132 minutos
Gênero: Ficção Científica, Drama, Comédia, Fantasia, Família
Classificação indicativa: Livre
País de origem: Estados Unidos da América, Alemanha
Ano de lançamento: 1999