Filme: Epidemia (1995) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

segunda-feira, abril 19, 2021

Filme: Epidemia (1995)

Em tempos de coronavírus, assistir "Outbreak" pode ser assustador, ao mesmo tempo reflexivo. O filme mostra os erros cometidos pelas autoridades que preferem tomar medidas inconsequentes em vez de proteger a população. Lançado em 1995, o filme contou com a direção de Wolfgang Petersen e roteiro de Laurence Dworet e Robert Roy Pool que basearam-se no livro de não-ficção de Richard Preston, The Hot Zone.

A trama inicia em 1967, durante os motins de Kisangani, um vírus é descoberto na selva africana. Trata-se de 'Motaba' que causa um febre capaz de matar em poucas horas.

Afim de manter o vírus em segredo, os oficiais do Exército dos Estados Unidos Donald McClintock (Donald Sutherland) e Billy Ford (Morgan Freeman) ordenam a execução de todos os soldados infectados.

Quase trinta anos depois, o coronel e virologista Sam Daniels (Dustin Hoffman) é enviado para investigar um surto no Zaire. Juntamente com sua equipe, eles coletam informações preciosas sobre o 'novo vírus'. Ford, que se tornou general de brigada, descarta os temores de Daniels de que o vírus se torne uma epidemia.

No entanto, um macaco infectado é contrabandeado para os Estados Unidos. James Scot (Patrick Dempsey) rouba o animal e acaba contraindo o vírus, ele contamina sua namorada, Alice (Kellie Overbey). Quem investiga a misteriosa doença do casal é a Dra. Roberta Keough (Rene Russo), ex-mulher de Daniels, ela garante o o vírus não se espalhou.

No entanto, um técnico do hospital sofre um pequeno acidente no laboratório e acaba sendo infectado pelo vírus. Ele, sem saber, infecta várias pessoas durante uma sessão de cinema. A pequena cidade é colocada de quarentena. Daniels contraria às ordens do seu chefe e desembarca na cidade com sua equipe.

O virologista encontra um soro experimental que cura a cepa original e percebe que Ford já estava ciente da existência do vírus. Enquanto McClintock planeja usar os mesmos métodos do passado para ocultar o vírus, Daniels e sua equipe precisam correr contra o tempo para encontrar o animal infectado e impedir esse desativo do general.

Com um elenco formidável, "Epidemia" é um bom entretenimento para quem busca distração (ou nem tanto) do atual cenário que vivemos. Ainda que o argumento seja absurdo, o filme consegue manter o espectador preso na trama, que mistura ação, aventura, suspense, drama, romance e ficção científica. Os tradicionais elementos hollywoodianos estão todos presentes: tem vilões e heróis, um romance conflituoso e a vitória do bem sobre o mal.

Algumas coisas me incomodaram bastante no decorrer da história, como o excesso de reviravoltas sem nenhum sentido e as soluções fáceis demais, mas o filme também permite extrair boas reflexões sobre isolamento social e amor ao próximo. "Epidemia" está longe de ser um bom filme sobre eventos epidemiológicos, as ações mostradas soam fantasiosas demais e, mesmo que não seja condizente com a realidade, vale uma conferia.

Duração: 127 minuto
Categorias: Ação, Suspense, Aventura, Drama, Ficção Científica, Romance
Classificação: 14 anos
Filme: Epidemia (1995)


TENSO; RASO