Filme: Aconteceu Naquela Noite (1934) - Dicas de Filmes Pela Scheila

segunda-feira, 19 de abril de 2021

Filme: Aconteceu Naquela Noite (1934)

"It Happened One Night" contou com a direção de Frank Capra (o cineasta perfeito na minha opinião) que dirigiu "A Felicidade não se Compra". Foi o primeiro de três únicos filmes a faturar as cinco principais categorias do Oscar: Melhor Filme, Roteiro, Ator, Atriz e Diretor. Os outros dois foram "Um Estranho no Ninho" em 1975 e "O Silêncio dos Inocentes" em 1991.


O lançamento aconteceu em 1934 e o roteiro escrito por Robert Riskin foi baseado no romance "Bus Night", escrito em 1933 pelo jornalista Samuel Hopkins Adams.

A história começa quando o jornalista desempregado Peter Warren (Clark Gable) encontra Ellie (Claudette Colbert), a filha foragida do milionário Alexander Andrews (Walter Connolly) que abandonou o iate após o pai não aprovar seu casamento com King Westley (Jameson Thomas).

Ao entrar no ônibus que o levaria de volta a Nova York, o repórter nem imaginava que esta viagem poderia mudar sua vida, ou pelo menos devolver o emprego que acabara de perder. A jovem Ellen embarcara no mesmo ônibus com o objetivo de ir ao encontro de seu amado, um playboy com quem se casará contra a vontade de seu pai milionário.

Ellie é uma mulher de personalidade forte, dedicada a conquistar seus objetivos independentemente do que seja preciso fazer para alcançá-los, mas sem jamais perder seu lado frágil e sua sensualidade feminina.

O repórter não demora a perceber que tem uma grande história em suas mãos. Sendo assim, decide acompanhar a indefesa jovem, mesmo que isso signifique mostrar a garota mimada que o mundo real é bem diferente da redoma em que foi criada.

Aos poucos, a relação entre o casal evolui e isso culmina com a desconfiança de Ellie sobre as intenções de seu protetor. Contudo, o jornalista usa de um método questionável para ficar próximo da garota, a ameaça de delatar a fuga dela e colocar fim em sua grande aventura.

A relação entre o casal vai mudando gradualmente. As atribulações da viagem, como a falta de dinheiro e de lugar para dormir, a procura frustrada de uma carona e a ameaça de uma recompensa pela herdeira milionária acabam unindo o casal.

O auge desse novo relacionamento transparece no último trecho da viagem, no ônibus, onde um grupo de músicos anima o percurso. Uma cena deliciosa de assistir, chega a dar vontade de entrar no filme e viajar com aquele grupo animado e cantarolar as canções junto com eles. 

Mas como acontece em toda comédia romântica, um imprevisto acontece e atrapalha a consumação da felicidade do casal. E finalmente chega ao seu clímax, gerando um conflito que separa o casal e traz tensão à narrativa.

Passados mais de oitenta anos após o lançamento, "Aconteceu Naquela Noite" continua sendo a maior comédia romântica do cinema. Essa autêntica Screwball Comedy (comédia maluca) prende nossa atenção do início ao fim, com diálogos inteligentes e deliciosos de ouvir e cenas primorosas com atuações magnificas. É daqueles filmes que agrada todos os públicos, algo raro de acontecer.

Filme: Aconteceu Naquela Noite (1934)
Não há dúvidas que "Aconteceu Naquela Noite" deu origem a todas as outras comédias românticas que vieram posteriormente. 

É uma obra atemporal, divertidíssima e indispensável para todos os apreciadores dos melhores filmes.


ADORÁVEL; DIVERTIDO; SINGELO



Duração: 105 minutos


Categorias: Screwball Comedy, Comédia Romântica, Clássico, Domínio Público
 
 
Classificação: Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!