Sombra Lunar (2019): uma história de paradoxo do tempo - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, março 14, 2021

Sombra Lunar (2019): uma história de paradoxo do tempo

Sombra Lunar é um suspense de ficção científica original da Netflix, dirigido por Jim Mickle. O roteiro de Gregory Weidman e Geoff Tock conta a história de um investigador obcecado em encontrar um perigoso serial killer.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Cleopatra Coleman em cena no filme "Sombra Lunar"

Sinopse - Ambientado em quatro décadas, a trama inicia em 2024. Rapidamente dá um salto temporal voltando para 1988, onde dois policiais da Filadélfia, Lockhart (Boyd Holbrook) e Maddox (Bokeem Woodbine), tentam capturar um serial killer que ataca a cada nove anos.

Lockhart observa que há feridas parecidas nas vítimas, isso o faz acreditar que as mortes estejam relacionadas entre si. Ele e seu parceiro de trabalho, Maddox, encontram uma vítima com vida e ao interrogarem descobrem que o serial killer trata-se de uma mulher.

Com as descrições da assassina, os policiais seguem o rastro dela. Quando Lockhart a confronta, ela, Rya (Cleopatra Coleman), revela detalhes particulares de sua vida, deixando o policial perplexo. Em seguida a assassina é atropelada por um trem e o departamento de polícia encerra o caso.

Nove anos depois, eis que uma nova onda de assassinatos volta a assustar a população da Filadélfia. Lockhart, agora detetive, não vê conexões entre as vítimas, no entanto, ao coletar pistas, ele se depara com a mesma assassina de nove anos atrás, que novamente revela detalhes de sua vida desaparecendo em seguida.

Em 2006, Lockhart é um investigador que largou sua filha aos cuidados de Holt (Michael C. Hall), seu cunhado, para dedicar-se exclusivamente ao caso. O investigar acredita que a serial killer voltará a atacar em breve, mas Holt o indica um tratamento psiquiátrico. E, eis que a assassina ressurge, e como sempre, desaparece. Em 2015, Lockhart terá finalmente a chance de desvendar esse mistério.

Um bom conceito de ficção científica 

Sombra Lunar é um filme muito bom que prendeu minha atenção justamente por apresentar uma temática diferenciada para um tema batido: viagem no tempo. Enquanto um dos protagonistas segue na linha do tempo, o outro retorna e ambos se encontram a cada 9 anos. Quando o caminho dos dois se cruzam, surge uma série de consequências que altera o passado e futuro de ambos.

Geralmente filmes que abordam o paradoxo do tempo são complexos, o que não é o caso de Sombra Lunar, o roteiro trabalha os saltos temporais de maneira simples e inteligente, além de explorar com extremo cuidado a imutabilidade do tempo. Não é o tempo que passa, somos nós que passamos pela vida, os dia a dia nos envelhece e a morte chega para todos, mas o tempo que continua inalterável.

O desfecho de Sombra Lunar foi um tanto mal elaborado, ainda assim o filme cumpre seu papel, entretém e ainda transmite uma mensagem necessária. Algumas ideias devem ser aniquiladas antes de adquirirem raízes.

Ficha técnica

Título original: In the Shadow of the Moon
Duração: 115 minutos
Gênero: Ficção Científica, Suspense, Policial, Mistério
Classificação indicativa: 16 anos
País de origem: Estados Unidos da América, Canadá
Ano de lançamento: 2019