Filme: Romeu e Julieta (2013) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

terça-feira, março 09, 2021

Filme: Romeu e Julieta (2013)

 "Romeo and Juliet" reconta a mais famosa e trágica história de amor que o mundo já teve conhecimento. O amor entre os adolescentes Romeu Montechio (Douglas Booth) e Julieta Capuleto (Hailee Steinfeld) que foram separados tragicamente pela rivalidade entre suas famílias.


O diretor italiano Carlo Carlei conseguiu recontar a história de forma moderna, porém, mantendo a originalidade do clássico Romeu e Julieta (1968), dirigido pelo também italiano Franco Zeffirelli. O lançamento desta versão aconteceu em 2013. O roteiro foi escrito por Julian Fellowes.

William Shakespeare escreveu a história de Romeu e Julieta entre os anos de 1591 e 1595, mas, há relatos históricos de que a cidade de Verona, na Itália, presenciou a rivalidade dos Montecchios e Capuletos por vários anos e o fim trágico dessa disputa de famílias terminou com a morte de seus filhos no ano de 1303. Mito ou verdade, pouco importa, o que interessa é que essa triste história consegue sensibilizar qualquer pessoa que ouça falar sobre o fato.

Romeu era um jovem que vivia paixões intensas, principalmente pela bela Rosalina, sobrinha dos Capuletos. Mas essa paixão morreu no momento em que o jovem Romeu avistou uma linda moça no baile de máscaras oferecido pelo seu rival, o Lord Capuleto (Damion lewis).

Nasce um amor fulminante, daqueles que praticamente todas as pessoas nesse mundo gostariam de viver, nem que fosse por apenas cinco dias. Os adolescentes se desesperam ao saber que deveriam se odiar profundamente. Eles decidem se casar secretamente ajudados pela Enfermeira (Lesley Manville) e pelo Frei Laurence (Paul Giamatte).

No entanto, na cidade de Verona acontece outra briga entre Capuletos e Montecchios e Mercúcio (Christian Cooke) acaba sendo assassinado por Teobaldo (Ed Wertwick). Romeu se revolta e para vingar a morte do amigo, tira a vida de Teobaldo, primo de Julieta. Esse fato aumenta ainda mais a rivalidade entre as famílias e Romeu precisou fugir para uma cidade vizinha.

Para complicar a situação, o pai de Julieta obriga a garota a se casar com Páris (Tom Wisdom), ela se desespera, porém, após ser aconselhada pelo Frei Laurence, ela aceita o pedido de casamento.

O plano do frei era que Julieta deveria tomar um poção muito forte, que paralisaria o seu corpo, dando a impressão de estar morta, e assim ela fez. Todos acreditaram que Julieta morreu durante a noite.

O frei Laurence envia uma carta para Romeu, explicando todo o plano, mas o encarregado de entregar o telegrama tem um imprevisto e Benvolio (Kodi Smit-MaPhee), amigo de Romeu, acaba chegando antes no local em que Romeu estava escondido e revela o triste fato ocorrido com Julieta.

O jovem entre em desespero e decide ir até Verona visitar sua amada pela última vez. Chegando no Jazido onde Julieta encontrava-se 'morta', Romeu se despede dela e toma um veneno letal que ele havia comprado no caminho de volta. Nesse mesmo instante, Julieta volta do seu sono profundo e vê o seu amado Romeu morto ao seu lado.

A garota vê que todos os seus sonhos haviam sido destruídos e nada mais tinha importância nessa vida, então, no auge do seu desespero, ela crava um punhal em seu peito. E dessa forma, os jovens apaixonados conseguem perpetuar o imenso amor que um sentia pelo outro.

Essa nova versão é muito bonita, totalmente fiel a história, ótima direção e atores sensacionais. E após assistir esse belo filme cheguei a conclusão do porque gosto tanto dessa triste história de amor. É que apesar da maneira torta como os fatos ocorreram, o amor venceu. 

Mesmo mortos, Romeu e Julieta conseguiram selar a paz entre Capuletos e Montechios, e os jovens conseguiram ficar juntos pela eternidade, pois toda vez que alguém lembra dos apaixonados de Verona, une ainda mais o casal.

"Romeu e Julieta" é um dos mais belos filmes que já assisti, recomendo para todos que acreditam no verdadeiro amor, não apenas no amor carnal, e sim no amor espiritual, aquele amor que nem a morte é capaz de destruir.

"Devolve o meu Romeu, e quando ele morrer, corte-o em pequenas estrelas. E ele deixará a face do céu tão bela que o mundo inteiro se apaixonará pela noite."

Filme: Romeu e Julieta (2013)
CATIVANTE; MELANCÓLICO; EMOTIVO



Duração: 118 minutos

Categorias: Romance, Drama

Classificação: 14 anos