Oldboy (2003): um conto de vingança visceral - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, março 03, 2021

Oldboy (2003): um conto de vingança visceral

Oldboy é um thriller de ação do diretor Park Chan Wook, que co-escreveu o roteiro junto de Hwang Jo-yun, Lim Chun-hyeong e Lim Joon-hyung e é baseado no mangá de mesmo nome escrito por Nobuaki Minegishi e Garon TsuchiyaÉ o segundo filme da trilogia da vingança de  Park Chan Wook, composta também pelos filmes Lady Vingança (2005) e Mr. Vingança (2002).

Dicas de Filmes Pela Scheila
Min-sik Choi e Gang Hye-Jung em cena no filme "Oldboy"

Sinopse - A trama gira em torno de Dae-su Oh (Min-sik Choi), ele é preso por bebedeira e depois de solto da cadeia com a ajuda do amigo No Joo-hwan (Dae-han Ji), é misteriosamente sequestrado numa cabine telefônica quando tentava falar com a filha.

Depois disso, Dae-su Oh é mantido prisioneiro em um quarto por quinze longos anos, sem ter a mínima ideia do motivo. Recebe alimentação e para diversão tem apenas uma TV, de onde descobre através de um noticiário policial que sua esposa foi encontrada morta e que o principal suspeito é ele, por meio de provas plantadas para incriminá-lo, sua filha desaparece.

Durante todos os anos de cárcere forçado, Dae-su Oh passa o tempo fazendo condicionamento físico e treinando movimentos de luta marcial golpeando uma parede e, por causa do isolamento, sofre com alucinações envolvendo formigas.

O maior desejo deste homem é descobrir o motivo do cárcere e se vingar do responsável por faze-lo perder os melhores anos ao lado de sua família. Passados quinze anos, para sua surpresa ele é libertado dentro de uma mala no alto de um prédio no mesmo lugar onde, no passado, estava a cabine telefônica. Dae-su Oh recebe uma quantia em dinheiro, um telefone celular e roupas novas.

A partir daí começa a trajetória de Dae-su Oh em busca de informação para finalmente cumprir sua tão desejada vingança e, minutos após seus primeiros passos, ele se sente atraído pela jovem Mido (Gang Hye-Jung), que o leva para sua casa e passa a ouvir atenciosamente sua trágica história.

Dae-su Oh começa a frequentar todos os restaurantes da região que servem o famoso guioza chinês. Foi a maneira que ele encontrou para procurar os responsáveis por sua captura, ele sentiu o gosto daquele prato diariamente por um período de quinze anos.

Logo surge outros personagens sinistros e fundamentais para o entendimento de todos os eventos do passado da vida deste homem - incluindo antigos colegas de colégio, conhecidos como Evergreen Old Boys, como por exemplo um homem poderoso chamado Woo-jin Lee (Ji-tae Yu). Após Dae-su Oh localizar e chegar ao local onde passou boa parte de sua vida, a trama toma um rumo inesperado e surpreendente.

Surpreendente a cada cena

Oldboy é um filme de altíssima qualidade do cinema sul-coreano. O roteiro bem construído é diferente de tudo que já assisti. É original, envolvente, instigante e totalmente fora do padrão do gênero de suspense. O começo é sombrio, depois se transforma em algo altamente perturbador e termina de uma maneira única, com um desfecho que surpreende até o espectador mais atento aos detalhes. Park Chan Wook criou sua obra-prima.

Não é um filme fácil de assistir, também não é para todos os públicos. Tem que ser sangue frio para conseguir ver até o final. Oldboy é recheado de cenas sangrentas, com torturas chocantes e muita ação. Impossível assistir indiferente ao que está acontecendo no filme. É um clássico da atualidade que não recomendo para espectadores sensíveis.

Ficha técnica

Título original: Oldeuboi
Duração: 120 minutos
Gênero: Suspense, Mistério, Drama, Clássico
Classificação indicativa: 16 anos
País de origem: Coreia do Sul
Ano de lançamento: 2003