Filme: Old Boy (2003) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Filme: Old Boy (2003)

 Os filmes de horror do cinema oriental já são conhecidos nos quatro cantos do planeta e aqui no Brasil temos vários filmes sul-coreanos, japoneses, chineses e tailandeses nos cinemas e serviços de streaming. Sou fã dos filmes orientais, independente do gênero, afinal, são obras cativantes e impecáveis.


"Oldeuboi" é o segundo filme da 'trilogia da vingança' que foi produzido pelo cineasta Park Chan Wook, que é composta também pelos filmes "Lady Vingança" e "Mr. Vingança". Lançado em 2003, foi escrito por Park Chan Wook, Hwang Jo-yun, Lim Chun-hyeong e Lim Joon-hyung, sendo baseado no mangá japonês de mesmo nome escrito por Nobuaki Minegishi e Garon Tsuchiya.

A trama gira em torno de Dae-su Oh (Min-sik Choi), ele é preso por bebedeira e depois de solto da cadeia com a ajuda do amigo No Joo-hwan (Dae-han Ji), é misteriosamente sequestrado numa cabine telefônica quando tentava falar com a filha.
 
Dae-su Oh é então mantido prisioneiro em um quarto por quinze longos anos, sem ter a mínima ideia do motivo. Recebe alimentação e para diversão tem uma TV, de onde descobre através de um noticiário policial que sua esposa foi encontrada morta e que o principal suspeito era ele, através de provas plantadas para incriminá-lo e sua filha desaparece.

Durante todos os anos de cárcere forçado, o homem passa o tempo fazendo condicionamento físico e treinando movimentos de luta marcial golpeando uma parede, e por causa do isolamento, sofre com alucinações envolvendo formigas.

O maior desejo deste homem é descobrir o motivo do cárcere e se vingar do responsável. E, para sua surpresa, passados quinze anos, é libertado dentro de uma mala no alto de um prédio no mesmo lugar onde, no passado, estava a cabine telefônica. Dae-su Oh recebe dinheiro, um telefone celular e roupas novas.

A partir desse momento começa a trajetória de Dae-su Oh em busca de informação para finalmente cumprir sua tão desejada vingança e, minutos após seus primeiros passos, ele se sente atraído pela jovem Mido (Gang Hye-Jung), que o leva para sua casa e passa a ouvir atenciosamente sua trágica história.

Dae-su Oh começa a frequentar todos os restaurantes da região que servem o famoso guioza chinês. Foi a maneira que ele encontrou para procurar os responsáveis por sua captura,  ele sentiu o gosto daquele prato diariamente por um período de quinze anos.

Dessa forma, vamos sendo apresentados a outros personagens sinistros e fundamentais para o entendimento de todos os eventos do passado da vida deste homem - incluindo antigos colegas de colégio, conhecidos como Evergreen Old Boys, como por exemplo um homem poderoso chamado Woo-jin Lee (Ji-tae Yu).

Após Dae-su Oh localizar e chegar ao local onde passou boa parte de sua vida, a trama toma um rumo inesperado. Não vou revelar o restante do filme para não estragar a experiência e nem as surpresas, que são várias.

"Oldboy" é um filme de altíssima qualidade do cinema sul-coreano. Um clássico da atualidade que apresenta uma história dramática, envolvente, perturbadora, com boas doses de ação e violência extrema, além de várias reviravoltas e um desfecho surpreendente. 

O filme que se encaixa na categoria instant classic. Com cenas sangrentas de tortura, dentes arrancados com alicate e língua cortada. É o "Pulp Fiction" asiático. Chocante, sensacional e com um desfecho inesquecível. 

Filme: Old Boy (2003)
IMPRESSIONANTE; TENSO; INCÔMODO; VISCERAL; PERTURBADOR


Duração: 120 minutos

Categorias: Thriller, Mistério, Drama, Clássico

Classificação: 18 anos