O Castelo Animado (2004): excelente anime do Studio Ghibli - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

terça-feira, março 30, 2021

O Castelo Animado (2004): excelente anime do Studio Ghibli

O Castelo Animado é um anime cativante do Studio Ghibli dirigido por Hayao Miyazaki, que também escreveu o roteiro baseado no livro Howl's Moving Castle, da escritora inglesa Diana Wynne Jones.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Cena do filme "O Castelo Animado"

Sinopse - Na trama, conhecemos Sophie (Chieko Baisho), uma jovem de 18 anos que trabalha sem descanso na chapelaria que era de seu falecido pai. Em uma de suas raras idas à cidade para visitar a irmã Lettie (Yayoi Kazuki), ela é importunada por alguns oficiais do exército mas é salva por um jovem muito bonito.

O rapaz que salva Sophie é Howl (Takuya Kimura), o Mágico. Confundindo a relação entre eles, uma feiticeira conhecida como a Bruxa das Terras Abandonadas (Akihiro Miwa), lança um terrível encanto sobre Sophie, transformando-a numa velha de 90 anos.

Aflita com sua situação, Sophie foge e se torna errante em terras desertas. Ela liberta o espantalho enfeitiçado Cabeça de Nabo (Yo Oizumi) que a ajuda levando-a até o Castelo Animado de Howl e, escondendo sua verdadeira identidade, consegue ser contratada para fazer serviços domésticos.

No castelo ela conhece o demônio de fogo Calcifer (Tatsuya Gashuin), ele propõe quebrar seu feitiço desde que Sophie quebre o contrato que o prende ao mágico. A vovozinha Sophie é misteriosa e dinâmica, e logo dará nova vida à antiga habitação, na qual vivem apenas um jovem aprendiz, Marko (Ryunosuke Kamiki) e o responsável pelo Castelo, Calcifer.

Dentro do castelo, Sophie descobre um novo mundo em cada janela. Mas tem um lugar especial em que ela se sente atraída, é um lugar de deslumbre profundo e que revela um pouco dela. Enquanto Howl ainda se encontra confuso emocionalmente. A transformação de Howl parece ser uma ilusão, ele finge ser quem não é.

Enquanto isso, uma guerra está ocorrendo fora do castelo. Essa guerra não é muito detalhada no filme, mas Howl sofre com ela, parece ser os conflitos de Howl, seus medos, suas ilusões, suas frustrações, a vaidade destrutiva. A guerra materializa isso tudo, vai destruindo cidades e pessoas.

Uma história que transborda sutilezas 

Assistir O Castelo Animado é uma experiência única. Somos guiados pela espontaneidade dos personagens e pela descoberta das emoções. Este filme é uma redescoberta de quem realmente somos, uma redescoberta das nossas virtudes e defeitos. 

Embarcamos nesse castelo inusitado e vivemos com os personagens, encontramos a humanidade, as contradições e o amor que estão nos corações de todos eles, somos acalentados e nos sentimos acolhidos pela ternura da histórias. 

Os traços delicados e transparentes são inconfundíveis e transformam os filmes em verdadeiras obras de arte. Aqui temos uma explosão de cores e cenários fantásticos que deixam o espectador com uma vontade incontrolável de se transformar em um personagem e ser sugado para dentro da história. O Castelo Animado é um filme único no quesito originalidade e delirante na beleza de cada cena, de cada traço, de cada detalhe.

"O coração instável é a única constante nesse mundo."

Ficha técnica

Título original: Hauru no Ugoku Shiro
Duração: 119 minutos
Gênero: Anime, Animação, Aventura, Drama, Fantasia
Classificação indicativa: Livre
País de origem: Japão
Ano de lançamento: 2004