Filme: Acossado (1960) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

terça-feira, março 16, 2021

Filme: Acossado (1960)

"À Bout de Souffle" é um filme genial, com grandes cenas e inúmeras frases de efeito. É considerado revolucionário, serviu de inspiração para muitos cineastas e filmes que vieram depois. O filme foge do padrão convencional, pois apresenta uma narrativa descompromissada e improvisada, além de distanciar o espectador dos personagens. Lançado em 1960, este filme francês foi escrito e dirigido por Jean-Luc Godard, foi baseado em história de François Truffaut.

A trama relata a história de um amor com final nada agradável entre o criminoso Michel Poiccard (Jean-Paul Belmondo) e a americana Patrícia Franchini (Jean Seberg), uma jovem liberal e aspirante à jornalista. Após roubar um carro em Marselha, Michel segue rumo à Paris, mas durante a viagem mata um policial. Chegando em Paris ele procura a jovem Patrícia, que trabalha vendendo jornais na rua.

O criminoso promete para a jovem que a levará para a Itália. No entanto, o rosto de Michel está estampado na primeira página de todos os jornais como um procurado pela polícia. Ele acaba ficando escondido no apartamento de Patrícia. O casal inicia um namoro e fazem planos para o futuro. Os diálogos entre o casal são bem interessantes.

Enquanto foge da polícia, Michel aplica pequenos delitos pelas ruas de Paris, mas logo é identificado e inicia uma perseguição policial.

"Acossado" é diferente da maioria dos filmes que já assisti. A trama tem cortes secos justamente para mostrar que é um filme e que o espectador é apenas a plateia. Quebrando todos os paradigmas impostos pelos grandes estúdios, o cineasta Jean-Luc Godard dá liberdade total para os atores improvisarem criando diálogos memoráveis com uma narrativa fluída e um belo desfecho.

Obra-prima do cinema e um marco da nouvelle vague, é um filme indispensável para quem aprecia a sétima arte. Porém, por ser peculiar e poético, "Acossado" certamente não agrada quem busca somente um entretenimento.

"Não sei se sou infeliz porque não sou livre ou se não sou livre porque sou infeliz."

Duração: 90 minutos
Categorias: Drama, Policial, Romance, Suspense, Clássico, Cult
Classificação: 12 anos
Filme: Acossado (1960)

POÉTICO; CRIATIVO; PECULIAR; INOVADOR