Filme: Assim na Terra Como no Inferno (2014) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

segunda-feira, março 15, 2021

Filme: Assim na Terra Como no Inferno (2014)

 "As Above, So Below" foi dirigido por John Erick Dowdle, que também escreveu o roteiro em parceria com Drew Dowdle. O filme é assistível, não chega a ser terror, na minha opinião funciona melhor como suspense, mas o mérito está no cenário claustrofóbico (foi todo filmado no subterrâneo de Paris, dando maior veracidade à história contada). O lançamento aconteceu em 2014.


A trama gira em torno de Scarlett (Perdita Weeks), uma jovem arqueóloga que busca incessantemente pela pedra filosofal continuando o trabalho do pai. As pistas pelo artefato alquímico capaz de transformar metal em ouro e garantir a vida eterna, descoberta por Nicholas Flamel a leva até o subsolo de Paris.

Ela conta com a ajuda do expert em consertar sinos e em aramaico George (Ben Feldman), Benji (Edwin Hodge), o câmera que documenta a saga de Scarlett, e os especialistas em exploração das catacumbas Papillon (Francois Civil) e seus companheiros Souxie (Marion Lambert) Zed  e (Ali Marhyar).

O grupo passa então a explorar as catacumbas existentes em Paris, e eles, inadvertidamente descobrem um túnel que pode levá-los para um lugar tenebroso. Papillon se recusa a entrar, pois todos que entraram, inclusive seu amigo La Taupe (Cosme Castro), nunca foram vistos novamente. 

Sem possibilidade de retorno, o grupo continua descendo as catacumbas, encontrando tesouros e a pedra filosofal. A partir desse momento a vida deles toma um rumo inesperado.

"Assim na Terra Como no Inferno" faz parte do gênero found footage (estilo documentário feito com uma simples filmadora). O clima claustrofóbico durante toda a narrativa garante alguns sustos, mas o que chamou minha atenção na obra foi justamente a relação da pedra filosofal com as catacumbas de Paris. 

São dois assuntos que sempre despertaram minha curiosidade, claro que o filme não se aprofunda em nenhum deles, e em determinados momentos acaba perdendo-se nas simbologias colocando gravuras egípcias sem contexto. Mesmo assim conseguiu prender minha atenção.

Se você gosta do estilo found-footage certamente irá gostar de "Assim na Terra Como no Inferno". O roteiro é criativo e os atores conseguem transparecer toda a tensão que seus personagens estão passando. Vale a pena dar uma conferida.
Filme: Assim na Terra Como no Inferno (2014)
CLAUSTROFÓBICO; TENSO


Duração: 93 minutos

Categorias: Terror, Mistério, Suspense, Found Footage

Classificação: 16 anos