Filme: Jovem e Bela (2013) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, fevereiro 21, 2021

Filme: Jovem e Bela (2013)

 "Jeune e Jolie" é um filme de drama lançado em 2013. Escrito e dirigido por François Ozon. Este filme francês narra a vida dupla de Isabelle (Marine Vacth), uma adolescente de 17 anos de idade.


Ela está passando suas férias de verão com sua família no sul da França e decide perder a virgindade com um turista alemão, Felix (Lucas Prisor), que acabara de conhecer. No entanto, a experiência a deixa frustada.

De volta a Paris, Isabelle leva uma vida normal ao lado de sua mãe Sylvie (Géraldine Pailhas), seu padrasto Patrick (Frédéric Pierrot) e seu irmão mais novo, Victor (Fantin Ravat). Até que certo dia, ao ser seguida por um desconhecido, ela recebe um convite para um encontro casual, a partir daí ela passa a trabalhar como acompanhante de luxo, com o nome fictício de Lea.

Isabelle cria um website para arranjar encontros, ela também mantem um celular para o mesmo fim. Dentre seus clientes, Georges (Johan Leysen), de 63 anos de idade, é o mais fiel. Todavia, durante um encontro, o homem sofre um ataque cardíaco vindo a morrer. Desesperada, a adolescente tenta reanimá-lo, sem sucesso. Ela foge do local e abandona a prostituição.

Durante a investigação policial, os policiais rasteiam os passos da adolescente e a identificam, revelando a sua mãe a vida dupla que Isabelle levava. Sylvie fica arrasada e furiosa ao mesmo tempo e, tenta entender os motivos que levaram a filha a agir dessa forma. 

Isabelle volta a ter uma vida normal, porém ao se frustrar com um novo relacionamento, ela volta para a vida dupla e, é durante um encontro que ela conhece Alice (Charlotte Rampling), viúva de Georges.

"Jovem e Bela" usa o ciclo das estações do ano como divisão narrativa. O despertar sexual da adolescente protagonista dessa trama começa no ensolarado verão da França. Já as estações que se seguem - outono, inverno e primavera - mostram a melancolia e inquietação vivida pela personagem. 

O roteiro não deixa claro os motivos que levaram Isabelle a tomar tais atitudes, mas analisando-a profundamente nota-se a frieza e indiferenças dela em relação as pessoas, o estilo de vida solitário e a apatia constante também são características do Transtorno de Personalidade Esquizoide.

"Jovem e Bela" é ousado na medida certa, as cenas de nudez surgem naturalmente, sem apelação. Não é um filme que agrada a todos, por não haver aprofundamento no transtorno da protagonista, deixa uma sensação que faltou algo. Contudo, o resultado geral me agradou. 


Filme: Jovem e Bela (2013)

OUSADO; REFLEXIVO

Duração: 94 minutos

Categorias: Drama

Classificação: 16 anos