Filme: De Quem É a Culpa? (2020) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

terça-feira, fevereiro 23, 2021

Filme: De Quem É a Culpa? (2020)

"Guilty" é um bom drama indiano que de uma maneira leve traz uma temática necessária nos dias atuais. O filme foi lançado em 2020 e contou com a direção Ruchi Narain, a partir do roteiro escrito por Narain, Kanika Dhillon e Atika Chohan.

O filme acompanha a estudante Nanki Dutta (Kiara Advani), cantora e compositora, que se vê em meio a um dilema quando seu namorado Vijay "VJ" Pratap Singh (Gurfateh Singh Pirzada) é acusado de estupro por Tanu Kumar (Akansha Ranjan Kapoor), uma bolsista taxada com "adjetivos ridículos" por não seguir os padrões estabelecidos pelo colégio e sociedade como um todo.

Tanu se junta ao movimento #metoo - um movimento na internet contra assédio e agressão sexual que começou no final de 2017 com a hashtag nas mídias sociais. A moça é desacreditada na escola e humilhada pelo grupo.


Conforme os dias passam, Nanki tenta descobrir o que realmente aconteceu naquela noite do Dia dos Namorados, ela conta com a ajuda de Ali Baig ( Taher Shabbir), o advogado que investiga a defesa de VJ. No entanto, a verdade pode ser ainda mais dolorida.

A vítima nunca é culpada


"De Quem É a Culpa?" mergulha direta e indiretamente no comportamento e na percepção dos envolvidos. Enquanto os amigos do acusado usam jargões difamando a vítima, o movimento de apoio a jovem cresce forçando a namorada dele a buscar provas de sua inocência. 

À medida que se aproxima da verdade, a protagonista vai percebendo que as pessoas a sua volta tentam, a todo custo, transformar a vítima na vilã da história. Colocar a culpa na mulher é algo tão comum na nossa sociedade, seja lá na Índia ou aqui no Brasil, frases como: "pegou carona com desconhecido"; "estava usando roupa provocante"; "aceitou bebida na balada"... pipocam quando surge um crime de estupro. É preciso mudar essa cultura, independente da situação, a culpa jamais será da vítima.

"De Quem É a Culpa?" tem falhas, o  excesso usado da hashtag incomoda, mas isso não tira o peso da abordagem, estupro ainda é um tabu que precisa ser desmistificado da nossa sociedade. É um filme obrigatório, a mensagem final é tocante, reflexiva e deveria ficar impregnada na mente de todos.

Duração: 119 minutos
Categorias: Drama, Thriller
Classificação: 16 anos
De Quem É a Culpa? (2020)
COMOVENTE; REFLEXIVO