Filme: Taxidermia (2006) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

terça-feira, janeiro 12, 2021

Filme: Taxidermia (2006)

"Taxidermia" é um filme perturbador, bizarro, sádico, doentio, grotesco e, por incrível que pareça, coleciona milhares de fãs. Este filme húngaro foi dirigido por György Pálfi que também assina o roteiro ao lado de Zsófia Ruttkay  e é uma adaptação dos contos de Lajos Parti Nagy. O lançamento aconteceu em 2006.

Terror bizarro


Terror bizarro não é o subgênero que chama a minha atenção, geralmente suas obras são estranhas e 'sujas' na minha opinião. Acabei selecionando este filme húngaro para fazer parte da viagem pelo mundo através dos filmes, mas ao assistir percebi que não é um bom exemplar da Hungria, existe filmes melhores e  menos bizarros produzidos naquele país.

Na trama acompanhamos três gerações (avô, pai e filho) arrastando hábitos, obsessões e costumes bizarros e doentios pela Hungria e Europa Central diante dos nossos olhos. Prepare-se, porque o horror alternativo causa reações negativas até no espectador mais preparado.

O primeiro segmento se passa no período da Segunda Guerra Mundial e nos apresenta o soldado Moroscovany (Csaba Czene), um obcecado sexual que faz as piores bizarrices que alguém pode imaginar. É uma história da total depreciação do ser humano.

O segundo segmento narra a história do filho do soldado, este apresenta um certo talento para competições de comilança. Ele se apaixona por uma mulher que partilha da mesma obsessão pela comida, mas logo surgem conflitos entre o casal e detalhes repugnantes ainda piores que na primeira geração desta linhagem sanguínea exótica.

O terceiro segmento fala sobre o filho do casal obeso. Um taxidermista magricelo que vive a vida empalhando animais e cuidando de seu pai, o campeão das competições de comida, este já encontra-se idoso e assustadoramente obeso. O final dessa trama deixa a reflexão se realmente vale a pena viver para agradar os outros.


Universo doentio e destruidor


"Taxidermia" não é apenas um filme sobre esquisitices, percebemos que há uma crítica expressada ao ser humano por trás do terror psicodélico mostrado, principalmente em algumas cenas específicas. O enredo também aborda questões sobre traição, aborto, taxidermia e obsessões.

A trama atrai quem aprecia ver peculiaridades e esquisitices. Cada geração é mostrada através da obscuridade humana de diversas formas, tem momentos que esquecemos que se trata de seres humanos por causa dos seus hábitos asquerosos e aparência bizarra. 

Antes de assistir é preciso ter em mente se realmente deseja adentrar neste universo doentio e destruidor. Assisti por curiosidade, mas senti um enorme desconforto enquanto assistia. "Taxidermia" é um filme feito para poucos, daqueles para ver uma única vez na vida.

Duração: 91 minutos
Categorias: Terror, Comédia, Drama
Classificação: 18 anos
Taxidermia (2006)
BIZARRO; SÓRDIDO; PERTURBADOR