Filme: Tomates Verdes Fritos (1991) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, janeiro 27, 2021

Filme: Tomates Verdes Fritos (1991)

 "Fried Green Tomatoes" é um filme muito bonito, que dosa os momentos melancólicos com toques de humor e encantamento. Ele faz parte da categoria dos 'filmes sensíveis' que concentra-se mais nas sensações do que propriamente na história, por isso são chamados 'filmes para mulheres'.

A direção foi de Joe Avnet e foi baseado no romance "Fried Green Tomatoes at the Whistle Stop Cafe" escrito por Fannie Flag, que assina o roteiro juntamente com Carol Sobieski. O seu lançamento aconteceu em 1991. Recebeu indicações ao Oscar nas categorias de Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Roteiro Adaptado.

A trama se passa em dois tempos: parte da ação acontece nos dias atuais (no caso, o início dos anos 1990), e a outra parte, no passado distante (começando nos anos 1920 e concentrando-se basicamente nos anos 1930).

Nos primeiros minutos do filme conhecemos um casal que vai visitar a tia do marido, que está em uma casa de repouso para idosos. Esse casal é Ed (Gailard Sartain) e Evelyn (Kathy Bates), eles são pessoas que estão acima do peso. Evelyn, por sinal, é uma comedora compulsiva de doces.

Na sala de espera, enquanto Ed está no quarto da tia, Evelyn é abordada por uma idosa de 82 anos, alegre, falante, Ninny Threadgoode (Jessica Tandy). Essa senhora começa a falar com Evelyn como se já a conhecesse há muito tempo. 

Ela relata fatos sobre sobre Idgie Threadgoode (Nancy Moore Atchison/Mary Stuart Masterson), de como Idgie perdeu o irmão mais velho que adorava, Buddy (Chris O’Donnell), e de sua amizade com Ruth (Mary-Louise Parker).

À princípio, Evelyn ouve as histórias de Ninny apenas por educação, mas as duas voltaram a se encontrar, durante as novas visitas de Evelyn e seu marido à casa de repouso. E vamos acompanhando duas belíssimas histórias de amizade, a de Idgie e Ruth, e a amizade recente entre Ninny e Evelyn.

Idgie era independente, frequentava bares, jogava pôquer, bebia uísque, fazia amizade com negros. Já Ruth, era mais careta, tímida e reservada, duas pessoas bem diferentes, mas que sentem uma grande amizade uma pela outra. E através do que vai sabendo sobre Idgie, a amizade só vai aumentando entre ela e Ninny. Isso faz com que Evelyn reveja sua própria vida.

"Tomates Verdes Fritos" é um filme com histórias simples, mas tocantes e aborda com sutileza alguns assuntos potencialmente controversos, como a relação tão íntima entre duas mulheres e o repugnante preconceito que imperava na época. Ambas eram vistas com maus olhos pelas pessoas da cidade, pelo simples fato de apoiarem os negros e lhes darem comida nos fundos da lanchonete.

Sem reviravoltas surpreendentes ou tramas paralelas mirabolantes, "Tomates Verdes Fritos" contagia o espectador, que sai renovado diante de tanta vontade de viver e ser feliz daqueles personagens simples, porém fascinantes.

Filme: Tomates Verdes Fritos (1991)
CATIVANTE; SINGELO; NOTÓRIO

Duração: 127 minutos

Gênero: Drama, Comédia

Classificação: 12 anos