Filme: Grandes Olhos (2014) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, janeiro 27, 2021

Filme: Grandes Olhos (2014)

 Quando resolvi assistir "Big Eyes" estava um pouco apreensiva, mas fui surpreendida positivamente. Ver o cineasta Tim Burton (do qual sou fã) dirigindo uma obra modesta é tão interessante quanto assistir seus filmes para os grandes estúdios. 

Lançado em 2014, este lindo filme apresenta a história real da pintora Margaret Keane, uma artista conhecida internacionalmente devido seus quadros de crianças com olhos grandes.

Estamos em 1958, na cidade de São Francisco, e Margaret Ulbrich (Amy Adams) está saindo de casa junto com a filha, Jane (Delaney Raye/Madeleine Arthur).

Não era nada fácil a vida para uma mulher divorciada e com uma filha pequena na década de 1950, e para passar o tempo e expressar seus sentimentos, ela pinta quadros sempre retratando pessoas e, às vezes, animais com olhos grandes e os vende a míseros $2,00 em uma feira de artes numa praça da cidade.

É nessa feira de artes que Margaret conhece o pintor Walter Keane (Christoph Waltz). Logo eles se apaixonam e ela aceita o pedido de casamento, principalmente, porque seu ex-marido havia entrado na justiça para ficar com a guarda da filha.

Walter era corretor de imóveis, no entanto, seu sonho sempre foi ser um grande pintor, só que sua arte nunca chamava a atenção. Então, ele tenta vender os quadros de Margaret e, rapidamente surge a ideia de colocá-los à mostra nas paredes de um bar frequentado por pessoas da elite. 

Os grandes olhos das pinturas começam a despertar o interesse dos frequentadores do local. Bastante esperto, Walter diz ser ele o autor das telas, e ainda fala para a esposa que ocorreu um mal-entendido, isso faz com que Margaret fique bastante decepcionada com o marido.

Inicialmente, essa era uma mentira que poderia ser revertida facilmente, porém, os quadros dos grandes olhos começam a ganhar repercussão na cidade, logo passam a ser conhecidos nacional e internacionalmente. 

Bastante triste e com peso na consciência, Margaret permite que a mentira continue, e durante longos 10 anos a pintora se escondeu num ateliê, longe de todos os olhares, ela pintava e escondia sua agonia, e só tinha a companhia de suas crianças dos grandes olhos retratados nas telas. Enquanto Margaret pintava os quadros, Walter frequentava eventos badalados afim de fazer contatos com pessoas influentes. 

Certo dia, Margaret resolveu criar um novo estilo para vender os quadros com seu próprio nome 'MDH' que são as iniciais do seu nome de solteira, mas estes não faziam tanto sucesso quanto os grandes olhos. 

O sucesso era tão grande que as próprias pessoas tentavam imitar os olhos das telas. Entretanto, após uma briga com Walter, Margaret decide se divorciar e foge para o Havaí. Ao conhecer missionárias Testemunhas de Jeová, Margaret toma coragem para contar toda a verdade numa estação de rádio local. 

O escândalo vai parar no tribunal, com Walter usando de sua influência nos jornais para dizer que a ex-esposa é uma louca. Quem irá ganhar essa batalha dos grandes olhos? Só conferindo o filme para descobrir. Na imagem abaixo está a verdadeira Margaret Keane com a atriz Amy Adams, ela ainda pinta todos os dias. Fiquei encantada com o trabalho dessa artista que até então eu não conhecia.

"Grandes Olhos" é um filme delicioso de assistir, mesmo se tratando de uma biografia dramática, o humor está na obra e em doses exatas. Direção e atuações excelentes, trilha sonora perfeita e uma fotografia belíssima, o filme não é cansativo em nenhum momento. Me apaixonei por este filme e é com imenso prazer que recomendo.

Filme: Grandes Olhos (2014)
COMOVENTE; PUNGENTE



Duração: 106 minutos

Categorias: Biografia, Drama

Classificação: 12 anos