Santuário (2011): thriller claustrofóbico - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

terça-feira, janeiro 26, 2021

Santuário (2011): thriller claustrofóbico

Santuário é um suspense psicológico australiano dirigido por Alister Grierson, de Inferno Sangrento (2020). O roteiro é assinado por John Garvin e Andrew Wight.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Alice Parkinson e Ioan Gruffudd em cena no filme "Santuário (2011)"


Sinopse - Conta a história do explorador Frank McGuire (Richard Roxburgh), que lidera uma expedição às misteriosas cavernas na costa australiana, consideradas um dos últimos locais inexplorados do planeta.

Acompanhado de seu filho Josh McGuire (Rhys Wakefield), o amigo Carl (Ioan Gruffudd) que é o principal financiador da viagem, Victoria (Alice Parkinson), a namorada de Carl e o parceiro de Frank, George (Dan Willie), eles partem numa aventura perigosa para explorar o submerso.

Quando uma tempestade torrencial surge inesperadamente, o grupo fica sem alternativa de voltar para o mundo exterior, estando presos numa caverna, eles precisarão reunir todas as forças para buscar meios de sair de lá.

Lutando pela sobrevivência

Santuário consegue transmitir a sensação de ficar preso em uma caverna, sem nenhum contato com o mundo exterior. O clima claustrofóbico causa agonia, as paisagens dentro da caverna são sufocante. 

Os eventos mostrados neste thriller são baseados na experiência pessoal do roteirista Andrew Wright que esteve bem próximo da morte quando liderou uma expedição de mergulho e ficou preso em uma caverna submersa após uma tempestade torrencial. Ficar preso em um espaço pequeno, escuro e com água subindo é perturbador até mesmo para quem não sofre de claustrofobia. 

Mesmo com clichês e roteiro previsível, Santuário consegue se destacar e ser interessante. Há vários momentos tensos capazes de tirar o fôlego. Vale assistir pela experiência claustrofóbica. 

Ficha técnica

Título original: Sanctum
Duração: 108 minutos
Gênero: Suspense, Drama, Aventura
Classificação indicativa: 14 anos
País de origem: Austrália, Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 2011