Filme: Habemus Papam (2011) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

terça-feira, janeiro 26, 2021

Filme: Habemus Papam (2011)

 "Habemus Papam" é um filme italiano que foi exibido na mostra competitiva do Festival de Cannes, em 2011, ano de seu lançamento.


Nesta obra, o diretor e roteirista Nanni Moretti (que também atua) conduz seu filme de maneira surreal, porém possível de acontecer, sobre os bastidores do Vaticano, expondo com sutileza características humanas de forma a colocá-las em conflito com supostas obrigações divinas.

A trama inicia após a morte do Papa, quando o Conclave reúne-se para eleger o seu sucessor. São necessárias várias votações até que se veja a fumaça branca no céu do Vaticano. Quando finalmente é eleito um cardeal, os fiéis amontoados na Praça São Pedro esperam em vão o novo soberano.

O cardeal escolhido para ser o novo Papa (Michel Piccoli) parece despreparado para suportar a responsabilidade de conduzir a legião católicos espalhados pelo mundo, ele se vê acometido de graves sintomas psicológicos como ligeira depressão e crise nervosa.

Incapaz de buscar a almejada solução interna, o Vaticano convoca o psicanalista (Nanni Moretti) para diagnosticar e ajudar o papa a lidar com os seus problemas. Entretanto, orientado a não mencionar sexo, o relacionamento com a mãe ou sonhos, o psicanalista fica sem armas para lidar com essa situação fora do comum.

Para complicar a situação do psicanalista, enquanto não conseguir recuperar o ânimo do papa, ele estará confinado no palácio do Vaticano. Durante esse período, o psicanalista se esforçará para transformar aqueles religiosos em seres doces e amáveis, distantes da imagem austera e rígida naturalmente esperadas naqueles homens.

Diminuído no trono papal desde o momento em que foi escolhido, o papa recém eleito acaba ficando prisioneiro no palácio, isso o deixa bastante frustrado, justamente por impossibilitá-lo de lidar com a responsabilidade assumida.

Uma curiosidade interessante é que o cineasta Nanni Moretti é ateu, isso lhe da mais liberdade de mostrar o lado cômico do Vaticano, afinal, ele não acredita em vocação religiosa.

"Habemus Papam" é uma comédia dramática original, o roteiro excepcional é leve e divertido, fugindo totalmente daquilo que todos esperam, e por ser despretensioso consegue atingir seu objetivo, além de humanizar os homens de vestes púrpuras que vivem reclusos do mundo exterior.

Filme: Habemus Papam (2011)
DIVERTIDO, CRIATIVO, CURIOSO



Duração: 102 minutos

Categorias: Drama, Comédia

Classificação: Livre