O Silêncio do Céu (2016): sobre traumas e vingança - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, janeiro 31, 2021

O Silêncio do Céu (2016): sobre traumas e vingança

O Silêncio do Céu é um thriller investigativo do diretor Marco Dutra com roteiro baseado no romance de mesmo título, de Sergio Bizzio

O Silêncio do Céu
(Leonardo Sbaraglia e Carolina Dieckmann em cena no filme "O Silêncio do Céu"

Sinopse - O filme começa a partir do momento em que o roteirista Mario (Leonardo Sbaraglia) testemunha o estupro de sua esposa, Diana (Carolina Dieckmann) por dois homens desconhecidos. Essa situação traumatizante vai repercutir e se desdobrar de muitas formas na vida deste casal que tenta reconciliação após anos separados.

Algumas horas após o crime, o casal encontra-se sentados à mesa na companhia dos dois filhos pequenos durante o jantar, Mario e Diana sustentam uma encenação cotidiana de conversas triviais sobre a rotina do dia. Ela não conta ao marido o que aconteceu, nem ele revela a esposa o que viu. E assim tem inicio uma relação tensa, repleta de silêncios e vazios.

Mario, ao ver os homens fugindo de maneira impune, os persegue, numa corrida sem êxito. Mesmo assim sente-se culpado e passa a planejar uma verdadeira caça aos agressores. 

Muitas revelações vem a tona a partir do momento que Mario inventa estar encontrando-se com um psicólogo para tratar seu medo de avião. Descobrimos que o personagem sofre desde a infância com uma série de fobias e paranoias – tem medo de velocidade, escuro, doenças, morte, altura, aviões, violência, humilhação, desordem, entre outras fobias. Ao longo de sua vida, Mario criou um personagem corajoso, mascarando seus medos.

Uma história tensa e intensa

O Silêncio do Céu aborda dois temas principais: a comunicação e o medo. Mario não consegue entender porque sua esposa finge estar bem, ao mesmo tempo Diana sofre por ter que esconder uma verdade tão dolorida. Observamos abismos se abrindo entre o casal por causa de farsas e máscaras. Diana vai se calando cada vez mais em seus medos, por outro lado, Mario se transforma ao longo da trama, ele é absorvido por uma raiva brutal e caça os estupradores sem descanso.

O Silêncio do Céu é um ótimo thriller de vingança. É intenso, forte, impactante e coeso. O silêncio que envolve o casal protagonista é cruel, a ausência de diálogos mostra que a comunicação sempre será a melhor maneira de unir um casal. E o céu em que eles vivem está bem distante do paraíso, mas bem próximo do inferno. Enfim, é um filme que provoca diversas sensações naqueles que o assistem. 

Ficha técnica

Título original: Era El Cielo
Duração: 102 minutos
Gênero: Suspense, Drama, Nacional
Classificação indicativa: 16 anos
País de origem: Chile, Brasil
Ano de lançamento: 2016