Filme: Canção da Rússia (1944) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, janeiro 31, 2021

Filme: Canção da Rússia (1944)

 "Song of Russia" é um filme raro, lançado em 1944 pela MGM e dirigido por Gregory Ratoff. O roteiro foi escrito por Paul Jarrico e Richard Collins.


Na trama, o maestro John Meredith (Robert Taylor) e seu empresário, Hank Higgins (Robert Benchley), americanos, viajam à Rússia pouco antes da invasão nazista à União Soviética para uma série de concertos musicais.

No entanto, Meredith se apaixona por Nadya Stepanova (Susan Peters),  uma camponesa e pianista russa da orquestra que acompanha o maestro numa turnê pelo país.

Ao longo do caminho, eles vêem cidadãos soviéticos felizes, sorridentes, saudáveis. Porém, o "paraíso" de Stalin é atacado por Hitler. Diante da possível invasão dos nazistas, o romance de Meredith e Nadya começa a ser ameaçado, mas eles não vão deixar o amor perder sua força para a guerra.

Um fato curioso sobre este filme é que ele teve a honra, digamos assim, de ser o primeiro alvejado por um inquérito na Comissão de Atividades Antiamericanas. Em outubro de 1947, a senhora Ayn Rand, de origem russa que emigrara para os EUA em 1926, com o passaporte na mão, depôs na Comissão como testemunha de acusação do filme.

Filme: Canção da Rússia (1944)
Ao assistir "Canção da Rússia" com uma visão mais crítica, nota-se claramente o tom exagerado e manipulador de uma propaganda feita para fins de guerra. Entretanto, o romance entre os protagonista consegue cativar o espectador, que torce a todo momento pelo casal. Não está entre os melhores dramas de guerra, ainda assim vale a pena assistir pela sua raridade.

AGRIDOCE; EMOTIVO


Duração: 93 minutos

Categorias: Drama, Guerra, Musical, Domínio Público

Classificação: 12 anos