O Morro dos Ventos Uivantes (1970): adaptação de Emily Brontë - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, janeiro 27, 2021

O Morro dos Ventos Uivantes (1970): adaptação de Emily Brontë

O Morro dos Ventos Uivantes é mais uma das muitas adaptações cinematográficas existentes do famoso livro de mesmo título, da escritora britânica Emily Brontë, lançado em 1847. O filme foi dirigido por Robert Fuest com roteiro de Patrick Tilley. Essa foi a primeira versão colorida do romance de Heathcliff e Cathy.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Timothy Dalton e Anna Calder-Marshall em cena no filme "O Morro dos Ventos Uivantes"

Sinopse - Certo dia, o Sr. Earnshaw (Harry Andrews) retorna à fazenda Morro dos Ventos Uivantes trazendo na bagagem um menino cigano órfão. O tempo passa, Heathcliff (Timothy Dalton) torna-se um homem amargo e rancoroso.

A única pessoa capaz de derreter o coração gelado do cigano é sua irmã adotiva Catherine Earnshaw (Anna Calder-Marshall), ambos nutrem um pelo outro um amor desde a infância.

Nesta verção, Hindley Earnshaw (Julian Glover) não é o opressor de Heathcliff, muito pelo contrário, é o cigano que defende seu irmão adotivo das maldades do Sr. Earnshaw. Cathy conhece Edgar Linton (Ian Ogilvy) e acaba aceitando o pedido de casamento dele. Heathcliff torna-se ainda mais amargo e decide abandonar o Morro dos Ventos Uivantes.

Anos mais tarde ele volta, rico e vingativo. O cigano culpa todos pela sua infelicidade. Cathy adoece gravemente, mesmo assim Heathcliff não a perdoa por ter lhe abandonado para casar-se com outro. No entanto, uma revelação do passado do Sr. Earnshaw deixa Heathcliff ainda mais atormentado.

Adaptação desinteressante

O Morro dos Ventos Uivantes é uma das adaptações menos conhecidas do romance literário e até poderia ser um ótimo filme, caso não houvesse tantas mudanças em relação a história original. De todas as adaptações que já assisti, considero esta, a mais fraca. O filme retrata apenas alguns capítulos do romance escrito, omitindo partes importantes e modificando alguns fatos da história

"Não disse que não é amor, definitivamente é, mas eu sei que é efêmero e que o tempo há de mudá-lo como o inverno muda as árvores, e mesmo que eu te amasse com todas as forças do meu corpo nem em cem anos poderia te amar tanto quanto te amei em um único dia..."

Ficha técnica

Título original: Wuthering Heights
Duração: 104 minutos
Gênero: Romance, Drama, Aventura
Classificação etária: 12 anos
País de origem: Reino Unido
Ano de lançamento: 1970