O Chalé (2019): um conto assombroso sobre perdas - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

segunda-feira, janeiro 04, 2021

O Chalé (2019): um conto assombroso sobre perdas

O Chalé é um ótimo thriller psicológico com toques de terror sobre fanatismo e saúde mental. O roteiro foi escrito por Franz, Fiala e Sergio Casci. A direção foi de Veronika Franz e Severin Fiala, que também dirigiram Boa Noite Mamãe (2014).

Dicas de Filmes Pela Scheila
Riley Keough em cena no filme "O Chalé"

Sinopse - A trama acompanha os irmãos Aidan (Jaeden Martell) e Mia (Lia McHugh), ambos estão traumatizados devido o suicídio da mãe, Laura Hall (Alicia Silverstone). Eles vão morar com o pai, Richard (Richard Armitage), um escritor que está de casamento marcado com a jovem Grace Marshall (Riley Keough).

Ele conheceu a noiva enquanto pesquisava um livro sobre um culto cristão fundamentalista. Grace foi a única sobrevivente de um suicídio em massa, liderada por seu pai, Aaron (Daniel Keough).

Durante o Dia de Ação de Graças Richard anuncia aos filhos que que eles vão passar o Natal com Grace na remota cabana da família em Massachusetts afim de se conhecerem melhor. Mesmo contra a vontade, os irmão viajam para a cabana, mas antes eles pesquisam todo o passado da futura madrasta.

Na cabana, Aidan e Mia são bastante hostis com Grace. Com o passar dos dias uma pequena afeição começa a surgir, no entanto, coisas estranhas começam a acontecer. Todos os pertences de Grace desaparecem misteriosamente, incluindo seus remédios controlados e seu cachorro. Para desespero dos três, os alimentos também somem dos armários e o gerador de luz desligou, deixando os celulares mudo.

Conforme os dias passam, a fome, a ansiedade e o frio começa a afetar a sanidade de Grace. Ele então decide procurar ajuda, mas como a cabana é isolada e está caindo uma grande nevasca, Grace não tem sucesso no seu percurso. E, eis que as revelações começam a surgir...

História eficiente

O Chalé é um filme incômodo do início ao fim. O terror psicológico vai surgindo aos poucos auxiliado pela ótima ambientação claustrofóbica. O roteiro é bem construído e lembra em alguns momentos o excelente Hereditário (201).

O ritmo mais lento favorece a construção do clima tenso, a fotografia gélida deixa a obra ainda mais perturbadora e a trilha sonora provoca calafrios. Só não espere sustos, nesta obra o terror não é visual, é apenas sugerido. Também não há clichês, isso é um grande mérito do filme.

Ademais, O Chalé é um terror de qualidade que agrada alguns e desagrada outros por 'n' motivos. Ao assistir, a conexão na história foi imediata, espero que você também tenha uma boa experiência assistindo  este filme.

Ficha técnica

Título original: The Lodge
Duração: 108 minutos
Gênero: Suspense, Terror, Drama
Classificação indicativa: 16 anos
País de origem: Reino Unido, Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 2019