Boa Noite, Mamãe (2014): um desconfortável drama familiar - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, setembro 21, 2022

Boa Noite, Mamãe (2014): um desconfortável drama familiar

Boa Noite, Mamãe é um filme europeu de suspense e terror com um ritmo não-habitual para quem está acostumado com os suspenses hollywoodianos, a primeira metade é totalmente inerte, alguns o consideram um filme lento, até entediante, mas da metade para o fim se intensifica de forma surreal. Foi escrito e dirigido por Severin Fiala e Veronika Franz.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Susanne Wuest e Elias Schwarz em cena no filme "Boa Noite, Mamãe"

Sinopse - É verão, os gêmeos Lukas (Lukas Schwarz) e Elias (Elias Schwarz) de 9 anos de idade brincam felizes na sua casa de campo, correm no milharal do quintal e se jogam no lago ao lado da casa. Ao mesmo tempo, eles esperam o retorno da mãe (Susanne Wuest) que encontrava-se ausente para fazer cirurgias plásticas de reconstrução da face devido um grave incêndio que enfrentou.

Quando ela finalmente volta, os garotos a acham estranha. Ela não é mais a mesma, e não estamos falando das ataduras e faixas que cobrem seu rosto. Severa e distante, ela fecha a família para o mundo exterior.Lukas e Elias começam a duvidar que esta mulher que encontra-se na casa deles é realmente a mãe, então, os meninos dão inicio a uma busca para desvendar o mistério que ali se instalou.

Terror sutil dentro de um drama familiar

Boa Noite, Mamãe foge dos macetes usuais que estamos acostumados, é um filme lento que se desenvolve sem a menor pressa, nos colocando dentro das situações mostradas tornando-se um verdadeiro exercício de suspense psicológico. 

Ao longo do filme, recebemos muitas referências, o próprio trailer  entrega o principal mistério, será que aquela mulher é realmente a mãe dos gêmeos? Porém, a partir daí surgem inúmeros detalhes que somente os mais atentos vão perceber e, no momento em que a verdade é revelada, todas as cenas estranhas começam a fazer sentido. A surpresa é um choque para os mais desatentos, confesso que não esperava por aquele final, enquanto assistia, imaginava mil possibilidades, menos a verdadeira.

Como o filme gira em torno dos gêmeos, só enxergamos a realidade pelos olhos deles, por isso ficamos desorientados no momento das torturas, afinal, só estamos vendo um lado do prisma. As crianças são adoráveis e a mãe é uma criatura medonha, que mesmo após retirar as faixas do rosto não desenvolvemos empatia, nem compaixão. 

Boa Noite, Mamãe é o tipo de terror que gosto de assistir, vai se desenvolvendo lentamente, dando espaço para a imaginação criar inúmeras possibilidades, até que o mistério é desvendado. E, por incrível que pareça, após descobrirmos toda a verdade, é impossível controlar a vontade de rever e captar as dicas que nos são dadas durante os 95 minutos do filme.

Em Boa Noite, Mamãe a linha entre o que é 'previsível' e 'proposital' é comprida, quanto mais você desvenda as dicas, mais misterioso e genial ele fica. Não chega a ser terror, porém, foi um dos suspenses mais inquietantes que assisti, senti desconforto em várias cenas e a revelação da verdade  deixou com um gosto amargo na boca.

Ficha técnica

Título original: Ich seh, Ich seh
Duração: 99 minutos
Gênero: Terror, Drama, Mistério
Classificação indicativa: 16 anos
País de origem: Áustria
Ano de lançamento: 2014