Uma História de Natal (2007): foi assim que a tradição começou - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sexta-feira, dezembro 11, 2020

Uma História de Natal (2007): foi assim que a tradição começou

Uma História de Natal é um filme simples, que de tão simples se tornou grandioso. Faz qualquer adulto voltar a ser criança, revivendo todo o encantamento do Natal que ficou adormecido na infância. É uma maneira diferente de contar a origem do Papai Noel que surpreende a todos que o assistem. Contou com a direção de Juha Wuoliijoki e roteiro de Marko Leino.

Uma História de Natal
Hannu-Pekka Björkman e Laura Birn em cena no filme "Uma História de Natal"

Sinopse - Tudo acontece há muitos anos, numa pequena e remota aldeia na Lapônia. Conhecemos o pequeno Nicolau (Jonas Rinne), ele perdeu seus pais quando tinha 7 anos de idade, em um trágico acidente.

O garotinho é adotado pelos moradores da vila, mas como a vida no Ártico é difícil, os habitantes tem poucas condições financeiras, então acertam de que todo ano, no dia do Natal, Nicolau teria que mudar para a casa de outra família.

Assim acontece todos os anos. Para demonstrar toda a sua gratidão, o garoto faz brinquedos para as crianças das famílias que ofereceram abrigo para ele e, toda manhã de Natal, Nicolau coloca um brinquedo na porta de cada casa.

Certo ano, a aldeia sofre com a escassez de alimentos e Nicolau (Otto Gustavsson), que está com 13 anos, é enviado para trabalhar de aprendiz de carpinteiro com o eremita Iisakki (Kari Väänänem). Sob tutela severa, Nicolau desenvolve habilidades que lhe permitem criar presentes ainda melhores para as crianças da aldeia. Porém, Iisakki proíbe o garoto de fazer presentes, mas a doçura de Nicolau acaba quebrando o gelo do coração daquele velho rabugento.

Os anos passam, Nicolau (Hannu-Pekka Björkman) envelhece, mas não perde a bondade que existe no seu coração. Ele passa o ano todo construindo brinquedos que são distribuídos para as crianças pobres da aldeia, na noite de Natal.

O bondoso velhinho usa roupas vermelhas e gorro para se aquecer do gelado inverno da Lapônia. Para entregar os presentes, Nicolau conta com a ajuda das suas fieis renas e de vários amigos queridos. Dentre estes amigos está Aada (Laura Birn), uma jovem mulher que descobriu ainda na infância o segredo de Nicolau, mas que nunca revelou para nenhuma outra criança.

Sobre as origens do Papai Noel

Não se sabe ao certo a verdadeira origem do Papai Noel, para os católicos, o bondoso velhinho é a representação de São Nicolau, o Bispo de Myra, que viveu no século IV d.C, ele costumava presentear as crianças na noite de Natal; já para o povo nórdico, trata-se da representação do deus Odin, o "pai de todos", que com seus longos cabelos e barbas brancas costuma cavalgar pelos vales nevados da escandinava distribuindo brinquedos para as crianças da região.

Seja qual for a sua origem, o fato é que todos acreditam que o Papai Noel vive numa remota aldeia da Lapônia, na Finlândia. Lá, o Natal é a época mais aguardada do ano, principalmente pelas crianças, é quando o Papai Noel desce os vales nevados em seu trenó e visita todas as casas. Trata-se de um momento mágico que contagia crianças e adultos.

É sobre essa tradição que o filme Uma História de Natal fala. Na história, um garoto órfão é acolhido por moradores de uma pequena aldeia, como forma de gratidão ele produz brinquedos e distribui para os filhos dos aldeões. É um filme lindíssimo sobre colocar em prática os dons recebidos e passar adiante para o bem comum.

Uma História de Natal é um filme encantador, doce, mágico, que desperta nos adultos o espírito natalino que adormecera na infância e faz as crianças sonharem com o bondoso velhinho e suas renas encantadoras passeando pelos vales nevados do Polo Norte.

Ficha técnica

Título original: Joulutarina
Duração: 83 minutos
Gênero: Drama, Família, Fantasia
Classificação indicativa: Livre
País de origem: Finlândia
Ano de lançamento: 2007