Meu Papai é Noel (1994): um divertido clichê de Natal - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sexta-feira, dezembro 11, 2020

Meu Papai é Noel (1994): um divertido clichê de Natal

Meu Papai é Noel é uma comédia de Natal do diretor John Pasquin, com roteiro de Leo Benvenuti e Steve Rudnick.

Meu Papai é Noel
Tim Allen e Eric Lloyd em cena no filme "Meu Papai é Noel"

Sinopse - A trama segue Scott Calvin (Tim Allen), um vendedor de brinquedos que se prepara para passar a véspera de Natal com seu filho Charlie ( Eric Lloyd). Scott quer que Charlie acredite na existência do Papai Noel, isso tem causado alguns conflitos com a ex-esposa Laura (Wendy Crewson) e seu atual marido, Neal Miller (Juiz Reinhold).

Na véspera de Natal, Scott e Charlie são acordados por um barulho no telhado. Scott vai averiguar e encontra um velhinho em cima da sua casa, o homem se assusta e cai do telhado. Quando Scott vai ver como o velhinho está, só encontra um terno vermelho e um cartão de visita informando que se algo acontecesse com o Papai Noel, o responsável teria que vestir o terno e continuar de onde o Papai Noel parou.

Intrigado e descrente do que acabara de presenciar, Scott veste o terno e passa o resto da noite entregando presentes antes que a rena os leve ao Polo Norte. Lá, ele conhece Bernard (David Krumholtz), o elfo-chefe, este lhe explica que, por ter vestido o terno, ele concordou em aceitar todos os deveres e responsabilidades do Papai Noel.

Scott recebe onze meses para colocar seus negócios em ordem antes de se apresentar ao Pólo Norte no Dia de Ação de Graças. Conforme os dias vão passando, mudanças significativas acontecem com ele.

É previsível, mas é charmoso

Meu Papai é Noel não está entre os melhores filmes natalinos já produzidos, ainda assim diverte e consegue se diferenciar dos outros filmes dessa temática tão batida. Claro que os clichês estão todos lá: uma criança que não acredita em Papai Noel, adultos consumistas que só pensam em dar e receber presentes, uma viagem mágica até o Polo Norte, entre outros. Mas o fato dos roteiristas terem encontrado um outro ângulo para recontar uma velha história já é um ponto positivo.

Outro fato interessante é a transformação do ator Tim Allen no Bom Velhinho, o trabalho de maquiagem é formidável. Não é excepcional, mas também não decepciona. É previsível, porém Meu Papai é Noel é charmoso e carrega a magia natalina que certamente vai agradar crianças e adultos.

Ficha técnica

Título original: The Santa Clause
Duração: 97 minutos
Gênero: Comédia, Família, Drama, Fantasia
Classificação indicativa: Livre
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 1994