Filme: Um Homem de Família (2000) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sexta-feira, dezembro 18, 2020

Filme: Um Homem de Família (2000)

"The Family Man" é um filme com temática natalina, mas que pode ser visto em qualquer época do ano, pois aborda a essência do ser humano. Lançado no ano de 2000, foi dirigido por Brett Ratner, a partir do roteiro escrito por David Diamond e David Weissman. 

A história gira em torno de Jack Campbell (Nicolas Cage), um investidor de Wall Street que vive uma vida de badalações em Nova Iorque.



Certo dia, Jack se surpreende ao receber uma ligação da ex-namorada Kate (Téa Leoni), treze anos após o término do relacionamento. Ele não atende o telefonema, mas fica pensativo. Como era Noite de Natal, Jack resolve ir a pé para casa, no meio do caminho conhece Cash (Don Cheadle).

Depois desse encontro inusitado, Jack vai para sua cobertura, na manhã seguinte ele acorda em um quarto no subúrbio de Nova Jersey com Kate, que ele havia abandonado anos atrás e agora é sua esposa, além disso, ele é pai de duas crianças que sequer conhecia.

Jack, então percebe que esta é justamente a vida que ele teria se não tivesse se transformado em um investidor financeiro treze anos antes. Ao invés de milionário, ele tem uma vida modesta, sendo um vendedor de pneus casado com uma advogada mal-remunerada.

Diante dessa surpresa que a vida lhe pregou, Jack se esforça para ser um bom homem de família, mas comete vários erros. Logo, sua filha percebe que este não é o seu pai, mas decide manter este segredo, ajudando-o a 'sobreviver' em sua nova vida.

Jack acaba gostando de ser pai de família, se apaixona novamente por Kate e ama os filhos como se fossem seus. No entanto, repentinamente, ele tem uma conversa com Peter Lassiter (Josef Sommer) na loja de pneus e recebe uma oferta de trabalho na mesma firma que era presidente em sua vida de rico, e a possibilidade de voltar à vida luxuosa lhe seduz novamente.

Kate consegue convencê-lo a ficar em Nova Jersey e passar um tempo com a família. Todavia, quando Jack se da conta do verdadeiro valor de sua nova vida, ele acaba acordando na sua cobertura, com a velha vida de rico, solteiro e sem filhos. Então, o desespero toma conta...

"Um Homem de Família" é frequentemente comparado com outro filme natalino, "A Felicidade não se Compra" de Frank Capra. Mesmo sendo muito bonito e reflexivo, este filme não consegue ser tão profundo e comovente como o maravilhoso clássico.

"Um Homem de Família" é um filme interessante para refletirmos sobre as escolhas que fazemos ao longo da vida. E, se tivéssemos uma segunda chance para mudar o destino, certamente todos nós faríamos, afinal, quem nunca pensou onde estaria nesse momento se tivesse feito outras escolhas.

Duração: 125 minutos
Categorias: Drama, Comédia, Fantasia, Família 
Classificação: 12 anos
Filme: Um Homem de Família (2000)

SENSÍVEL; CATIVANTE; INSPIRADOR