Se Meu Apartamento Falasse (1960): obra-prima de Billy Wilder - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, dezembro 20, 2020

Se Meu Apartamento Falasse (1960): obra-prima de Billy Wilder

Se Meu Apartamento Falasse é um clássico absoluto do diretor Billy Wilder que também produziu a partir de um roteiro que ele co-escreveu com IAL Diamond.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Jack Lemmon e Shirley MacLaine em cena do filme "Se Meu Apartamento Falasse"

Sinopse - A trama gira em torno de C. C. Baxter (Jack Lemmon), um funcionário de uma importante Companhia de Seguros de Manhattan. Para subir na hierarquia corporativa, ele permite que gerentes se revezem no empréstimo de seu apartamento para encontros extraconjugais. Os quatro gerentes (Ray Walston, David Lewis, Willard Waterman e David White) lhe prometem recomendá-lo junto ao Gerente de Pessoal, Sr. Sheldrake (Fred MacMurray).

O Dr. Dreyfuss (Jack Kruschen) é vizinho de Baxter, ele e sua família pensam que um maníaco sexual, devido às constantes festas que se celebram em sua casa. Todavia, Baxter é um homem solitário que cultiva uma paixão secreta por Fran Kubelik (Shirley MacLaine), uma jovem ascensorista que é a admiração de seus chefes. Certo dia ele decide convidá-la para ir ao cinema, que inicialmente rejeita o convite, mas que acaba concordando em se encontrar com ele à porta do cinema.

No entanto, Baxter não imagina que Fran foi amante de Sheldrake. Após um encontro em um restaurante chinês, os dois se dirigem ao apartamento de Baxter, enquanto este a espera na porta do cinema. No trabalho, Sheldrake pede uma cópia da chave do apartamento e é prontamente atendido pelo dono.

Na véspera de Natal, Baxter encontra Fran na festa de confraternização da Empresa. Ele percebe que a moça está triste, os dois se despedem e ela segue para o apartamento encontrar Sheldrake. Após o encontro, Fran sente-se desolada e tenta suicídio ao tomar uma overdose de pílulas para dormir. Ao chegar em casa, Baxter encontra Fran desacordada com o frasco vazio das pílulas ao lado. A partir daí acontece uma série de eventos que irá mudar o destino deles para sempre.

Uma preciosidade em forma de filme

Que história genial! Que roteiro perfeito! Que atuações magníficas! Sem dúvida mereceu todos os prêmios que recebeu, e na minha opinião, merecia ter ganhado as dez estatuetas do Oscar. É um filme perfeito, como pouquíssimos. Se Meu Apartamento Falasse é um dos melhores filmes que assisti e entrou fácil para minha lista de favoritos. É uma obra memorável. Um filme grandioso, leve e profundo, absurdamente delicioso de assistir.

A química entre Jack Lemmon e Shirley MacLaine transcende a tela, seus personagens são tão humanos e cativantes, que nós, meros espectadores, nos sentimos íntimos deles. Baxter é um personagem inesquecível, um anti-herói engraçado e azarão, mas carismático. Fran é uma personagem vulnerável, que tenta sair de um relacionamento fracassado escolhendo a pior maneira. Dois personagens problemáticos, ela, apaixonada por um homem casado, ele, precisa conviver com a desilusão de um amor não correspondido. Mais humanos, impossível.

Se Meu Apartamento Falasse é um clássico aclamado pelo público e crítica. Uma comédia que aborda assuntos sérios: ascensão social, suicídio, submissão proletária, relacionamentos e traição, mas que em momento algum perde a sua leveza. A simplicidade do roteiro é o segredo da grandiosidade do filme.

Ficha técnica

Título original: The Apartment
Duração: 125 minutos
Gênero: Comédia, Drama, Romance, Clássico
Classificação indicativa: 12 anos
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 1960