Filme: A Pele Fria (2017) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

segunda-feira, dezembro 28, 2020

Filme: A Pele Fria (2017)

"La piel fría" é um thriller pouco conhecido do diretor Xavier Gens. Lançado em 2017, foi escrito por Jesús Olmo e Eron Sheean, sendo baseado em novela best seller de Albert Sánchez Piñol.

A trama se passa em 1914, no inicio da Primeiro Guerra Mundial. Ray Stevenson (David Oakes), um jovem irlandês, aceita o trabalho de observador no Círculo Ártico, um lugar totalmente desabitado. Durante a viagem, o capitão Axel (John Benfield), tenta entender os motivos que levaram Stevenson a trabalhar durante doze meses isolado numa ilha.

Quando chegam ao local, Stevenson se instala numa pequena cabana. Ele e os demais tripulantes procuram pelo observador anterior, porém, não encontram ninguém mais além de Gruner (Ray Stevenson), um homem com gostos peculiares, que avisa a todos que funcionário anterior faleceu de tifo.

Logo nas primeiras noites, Stevenson é atacado por misteriosas criaturas, que possuem ventosas. Ao conversar com Gruner, que o apelida de Friend, lhe avisa que a ilha é habitada por homens-peixe, que só atacam vorazmente durante a noite.

Após um incêndio que acaba destruindo toda a cabana de Stevenson, ele então passa a morar no farol com Gruner. Lá, ele descobre Gruner possui em sua morada uma criatura ajudante, chamada de Aneris (Aura Garrido), com quem mantém relações, criando um laço familiar.

Suas noites a partir de agora será tentar sobreviver às investidas de exército de homens-peixe. Enquanto elimina as criaturas, Stevenson busca um jeito de sair daquela ilha, que de tranquila não tem nada.

"A Pele Fria" foi uma grata surpresa. Inicialmente pensei que havia semelhanças com "A Forma da Água", mas me enganei, são propostas diferentes. Enquanto o vencedor do Oscar apresenta uma trama poética, este filme espanhol é claustrofóbico e se destaca dos demais por sua estranheza. É bizarro, mas é interessante. 

Conhecido como um conto lovecraftiano sobre isolação e loucura, "A Pele Fria" é um filme genuinamente bom, com efeitos especiais bem feitos e atuações competentes, mas que infelizmente é desconhecido do grande público. O ritmo certamente agradará aqueles que gostam de uma boa aventura com elementos de sci-fi e terror.

"Nunca estamos muito longe daqueles que odiamos. Por esta mesma razão, nunca estaremos perto daqueles que amamos."

Duração: 108 minutos
Categorias: Thriller, Aventura, Terror, Ficção Científica
Classificação: 14 anos

Filme: A Pele Fria (2017)

INQUIETANTE; CLAUSTROFÓBICO; BIZARRO