Filme: Inverno de Sangue em Veneza (1973) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, dezembro 27, 2020

Filme: Inverno de Sangue em Veneza (1973)

"Don't Look Now" é daqueles filmes que permanecerá para sempre na minha memória. A belíssima cidade de Veneza se tornou sinistra e assustadora, com suas ruelas, becos, pontes, casas antigas e o som da água, tudo é asfixiante e perturbador.

Nesta obra-prima, o diretor Nicolas Roeg conseguiu transformar um cenário elegante em um terror psicológico sem igual. É um filme que transmite sensações de agonia, medo, pânico, apreensão e muito mistério que só vai amentando no desenrolar da história. Quanto mais o filme evolui, mais desorientado o espectador vai ficando. 

O lançamento deste filme aconteceu em 1973 e o roteiro de Allan Scott e Chris Bryant foi baseado no conto de Daphne du Maurier, escritora que também forneceu material para os filmes "Rebbeca - a Mulher Inesquecível" e "Os Pássaros", ambos de Alfred Hitchcock.

Na trama, acompanhamos a história de John Baxter (Donald Sutherland) e sua esposa Laura (Julie Christie) que sofrem uma terrível perda na família. As circunstâncias da morte da filha deixa o casal com um sentimento de culpa e eles decidem morar em Veneza. John volta a sua profissão de restaurador de artes, enquanto Laura tenta assimilar a perda da filha fazendo tratamento psicológico.

Certo dia, Laura decide ajudar duas senhoras em um restaurante e após um breve contato, Laura descobre que as senhoras são irmãs e que uma delas era cega e médium e que viu o espírito da filha do casal junto com eles no restaurante. Ela revela que a menina estava feliz, porém, muito aflita porque o pai estava correndo um grande perigo se continuasse em Veneza.

Incrédulo, John não acredita em nenhuma palavra que a médium diz e ainda acaba discutindo com a esposa, porém, Laura sente conforto com as palavras da médium e decide procurar as duas irmãs novamente, mas a médium diz que o casal precisar sair de Veneza o mais rápido possível.

Nesse meio período de tempo, muitos fatos acontecem e por causa de um equívoco John acaba se aproximando da médium, porém, quando se trata dos limites da vida e da morte, nem tudo é compreensível.

"Inverno de Sangue em Veneza" esbanja mistérios ao ponto de não sabermos em quem e no que acreditar. A cidade de Veneza com seu emaranhado de ruelas, canais, pontes e pracinhas formam um cenário para qualquer forasteiro desavisado se perca e, no caso do filme, só aumenta a nossa aflição. 

E o que falar do desfecho desse filme, foi surpreendente e a cena final fechou com chave de ouro, matando todas as charadas. 

"Inverno de Sangue em Veneza" foi criticado e censurado devido a cena em que o casal tenta recuperar a intimidade após a tragédia. Uma cena delicada e ousada que deixou rumores no ar de que houve realmente relação sexual entre os protagonistas perante as câmeras.

Mas deixando as polêmicas à parte. Sabe quando temos aquele pressentimento ou sensação de que algo ruim pode acontecer, pois é, na maioria das vezes nem damos a atenção merecida para o que a nossa intuição está tentado dizer, os sinais aparecem bem diante dos nossos olhos e parecemos vedados, não conseguimos ou nem queremos enxergar e quando nos damos conta, já é tarde demais. Somos nós que fazemos nosso destino, porém, precisamos estar atentos para ouvir o que diz a nossa intuição, ela é nossa melhor amiga e só quer nos ajudar.

Duração: 110 minutos
Categorias: Thriller, Suspense, Terror, Clássico
Classificação: 16 anos
Filme: Inverno de Sangue em Veneza (1973)

TENSO; POLÊMICO; SINISTRO, INQUIETANTE