Filme: O Nome da Rosa (1986) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, dezembro 06, 2020

Filme: O Nome da Rosa (1986)

"The Name of the Rose" é um grande épico do diretor Jean-Jacques Annaud. O roteiro de Andrew Birrkin, Gérard Brach, Howard Franklin e Alain Godard  foi baseado no romance homônimo do escritor Umberto Eco. O lançamento aconteceu em 1986.


A trama se passa no século XIV. Dois monges franciscanos, o mestre William de Baskerville (Sean Connery) e seu discípulo Adso von Melk (Christian Slater), chegam em um mosteiro beneditino. Nesse local vem ocorrendo diversas mortes sem explicações.

Todos no mosteiro afirmam que o demônio é o culpado. Líderes da Inquisição foram chamados para visitarem o local, mas o Abade do mosteiro tem esperança que o frei William consiga desvendar o mistério.

No entanto, o frei William não era um franciscano comum. Por ser muito intelectual, o frei sempre investigava e defendia a ciência. Mas ele irá encontrar um opositor, Jorge de Burgos (Feodor Chaliapin Jr.). Logo, o inquisitor Bernardo Gui (F. Murray Abraham) também causará problemas para o frei.

Em meio as mortes misteriosas ocorridas no mosteiro e diversas disputas religiosas que aconteciam durante a Idade Média, eis que surge uma moça (Valentina Vargas), uma pedinte que oferece favores sexuais em troca de alimentos. Essa garota se aproxima do discípulo Adso de maneira ingênua, mas acaba despertando desejos incontroláveis no rapaz. 

Durante as investigações, o frei William se depara com revelações de alguns fatos inacreditáveis que estavam acontecendo dentro do mosteiro. O desfecho é surpreendente.

"O Nome da Rosa" é uma verdadeira aula de história sobre um tempo que a religião tinha total influência sobre o povo. Nessa época, a mulher era vista como um "ser demoníaco", sendo que a maioria eram condenadas inocentemente por bruxarias e queimadas na fogueira em praça pública.

Lembro que a primeira vez que assisti essa obra foi durante uma aula da pós-graduação, ficou marcado em minha memória. Revi o filme mais duas vezes e li o livro, é uma história que me fascina ao mesmo tempo causa asco. 

Filme: O Nome da Rosa (1986)
Pessoas que deveriam ser luz na vida de outras, oprimiram, torturaram e mataram em nome da fé. 

Sei que não sou ninguém para julgar, mas será que os inquisidores foram perdoados? Creio que não deveriam receber perdão divino por matarem em busca de poder usando o nome de Deus.

"Tenho a impressão que o inferno seja o paraíso visto do outro lado."


TENSO; INQUIETANTE; DOLOROSO

Duração: 130 minutos

Categorias: Thriller, Drama, Mistério, Épico, Clássico

Classificação: 16 anos