Invocação do Mal (2013): baseado em uma história real - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, dezembro 06, 2020

Invocação do Mal (2013): baseado em uma história real

Invocação do Mal é um ótimo filme de terror sobrenatural do diretor James Wan (diretor de Maligno, Aquaman, Gritos MortaisJogos Mortais, Sobrenatural). O roteiro escrito por Chad Hayes e Carey W. Hayes é baseado em uma história real.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Vera Farmiga em cena no filme "Invocação do Mal"

Sinopse - A história tem início quando o casal Rogen Perron (Ron Livingston) e Carolyn Perron (Lili Taylon) se mudam com suas cinco filhas para uma nova casa. Não demora muito para começar a acontecer fatos estranhos, no início apenas as meninas se assustam, mas seus pais logo percebem que algo não está normal, pois existe um cheio forte de carne podre no local.

Inexplicavelmente, surgem varias manchas roxas no corpo de Carolyn, amedrontada devido aos sustos, ela decide procurar um casal de investigadores paranormais, Ed Warren (Patrick Wilson) e Lorraine Warrem (Vera Farmiga) inicialmente, se recusam a aceitar o caso, pois acreditam ser mais uma "pegadinha", mas ao irem visitar a casa eles percebem que algo muito poderoso habita esse lugar.

Ao levantarem o histórico da casa, o casal de investigadores descobrem que ela foi habitada por uma mulher que fazia rituais macabros e invocações do mal. A partir daí o terror toma conta da trama, onde uma simples brincadeira de cobra-cega, com as batidas de palmas, se torna sinistra.

As crianças conseguem captar a presença de espíritos mais facilmente que os adultos, é o caso de uma das meninas que fazem amizade com um garoto-fantasma, que só pode ser observado através da caixinha de música. 

Coisas ainda mais medonhas começam a acontecer. Portas que se abrem sozinhas, relógios que param todos as noites às 03:07, um piano antigo que toca sozinho melodias aterrorizantes. Mas o objeto mais horripilante da casa, sem dúvida, é a boneca Annabella. Sequencias assustadores acontecem na tentativa de captar as entidades malignas existentes na casa, chegando ao extremo com um exorcismo de arrepiar.  

Uma história que causa arrepios

Invocação do Mal é um dos melhores filmes do gênero de terror recente, além do mais, o filme não abusa de sustos baratos e manjados, as cenas parecem reais e os sustos surgem naturalmente. É impossível não adentrar dentro de uma atmosfera cheia de expectativas, distinta e sombria, ainda mais que é baseada em um caso verídico de possessões demoníacas.

O filme prendeu minha atenção do início ao fim, causou uma tensão surreal. E a excelente trilha sonora da década de 70 nos deixa ainda mais envolvidos na história. Particularmente, tenho pavor do som de caixinha de música e de bonecas, mas o fato é que o filme se torna mais eletrizante e intrigante, por ser um acontecimento real. Fiquei fã da família por terem enfrentado tudo isso com muita coragem.

Ficha técnica

Título original: The Conjuring
Duração: 112 minutos
Gênero: Terror
Classificação indicativa: 14 anos
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 2013