Jesus - A História do Nascimento (2006): mantém fidelidade à Bíblia - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

segunda-feira, dezembro 07, 2020

Jesus - A História do Nascimento (2006): mantém fidelidade à Bíblia

Jesus - A História do Nascimento é um filme maravilhoso, que retrata detalhadamente a jornada de José e Maria, até o nascimento de Jesus Cristo. Foi dirigido por Catherine Hardwicke.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Keisha Castle-Hugles e Oscar Isaac em cena no filme "Jesus - A História do Nascimento"

Sinopse - O filme relata a trajetória de vida de Maria (Keisha Castle-Hugles) e José (Oscar Isaac) desde o momento da anunciação em Nazaré, passando pelo nascimento de Jesus em Belém e finaliza com a fuga da família para o Egito.

A trama possui caráter realista e desvenda vários mistérios. Descobrimos como o arcanjo Gabriel (Alexander Sinddig) se aproxima da jovem Maria e anuncia que ela será a mãe do Messias. Maria inicia nesse momento um processo de autodescobrimento que seguirá até o final do filme. 

Conforme o costume judeu da época, os noivos deveriam passar um ano afastados, até se encontrarem novamente para o casório. Depois de receber a visita do arcanjo, Maria viaja para a casa de sua prima Isabel (Shohreh Aghdashloo), esposa de Zacarias (Stanley Townsend). Apesar da idade avançada, Isabel está gravida e convida Maria para ficar em sua casa, pois Maria percebe que está gravida e por não ser casada, provavelmente seria apedrejada em Nazaré, sua cidade natal.

Após o nascimento de João Batista, filho de Isabel e Zacarias, a jovem Maria regressa para a casa dos pais. Inicialmente todos ficam chocados ao verem Maria grávida, mas José decide casar com ela e assumir o filho como se fosse dele, apesar de saber que não será bem visto pelos moradores da vila.

José precisa fazer o recenseamento em sua cidade natal e parte rumo a Belém, levando consigo, Maria grávida. Após chegarem na cidade, não encontram nenhum estabelecimento onde possam se abrigar e Maria começa a sentir as dores do parto. E, o único lugar que José encontra é uma pequena gruta, habitada por vários animais, e é onde nasce o pequeno menino, aquele que seria o maior exemplo para todos os habitantes da Terra.

Logo aparecem os Três Reis Magos para visitar o menino, homens de grande sabedoria, seguidores de suas ciências e conhecedores das estrelas. Gaspar (Stefan Kalipha), Baltazar (Eriq Ebouaney) e Belquior (Nadin Sawalha) entregam seus presentes para o recém-nascido. Ouro para simbolizar a riqueza, mirra para simbolizar o sacrifício e incenso para simbolizar o sumo-sacerdote.

O recém-nascido escapa da morte, pois Herodes (Ciaráh Hinds) estava disposto a tudo para eliminar o futuro rei dos reis. Maria e José são novamente guiados pelo arcanjo e fogem para o Egito, demonstrando fé, coragem e busca por uma vida melhor.

Sobre a maior história de todos os tempos

Jesus - A História do Nascimento é um belo filme que reforça a mensagem de solidariedade e respeito ao próximo, e o roteiro não decepciona em nenhum momento. O roteiro foi escrito por Mike Rich que estudou profundamente os quatro evangelhos, além de consultar vários teólogos Protestantes, Católicos e Judeus para produzir uma obra ecumênica. 

Ficha técnica

Título original: The Nativity Store
Duração: 101 minutos
Gênero: Drama, Família
Classificação indicativa: Livre
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 2006