O Homem que Inventou o Natal (2017): releitura divertida do conto - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sexta-feira, dezembro 18, 2020

O Homem que Inventou o Natal (2017): releitura divertida do conto

O Homem que Inventou o Natal é um filme biográfico dirigido por Bharat Nalluri e escrito por Susan Coyne, com base no livro de mesmo nome de Les Standiford, que narra uma passagem da vida do escritor Charles Dickens.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Dan Stevens e Morfydd Clark em cena no filme "O Homem que Inventou o Natal"

Sinopse - A trama se passa em 1843 e segue Charles Dickens (Dan Stevens), que está sofrendo dificuldades financeiras com o fracasso de seus últimos três livros. Seu último sucesso Oliver Twist foi escrito há dois anos. Depois de ser rejeitado por todos os editores, ele decide escrever um novo livro intitulado de "A Christmas Carol", que deve ser publicado seis semanas antes do Natal.

Charles mergulha com profundidade na sua história, chegando a interagir com seus personagens, principalmente Ebenezer Scrooge (Christopher Plummer), o protagonista. Conforme desenvolve o livro, Charles recebe ajuda de Tara (Anna Murphy), uma criada irlandesa letrada que lhe dá dicas importantes.

Enquanto escreve, seu pai John Dickens (Jonathan Pryce) aparece inesperadamente em sua casa afim de passar alguns dias, durante esse período de tempo vários conflitos surgem entre pai e filho. 

Ao ler o novo capítulo rascunhado, Tara fica desolada com a frieza do protagonista de A Christmas Carol, ela tenta convencer seu criador a mudar a história, porém, Charles não acredita que seja possível alguém tão amargo como Ebenezer Scroog melhorar como pessoa.

Um conto de Natal invertido

Conforme o livro avança, Charles se vê obrigado a enfrentar seus traumas do passado através de Scroog e, após uma explosão de raiva, o escritor percebe que sua história deve ser de redenção. Ele termina o livro e corre contra o tempo para que sua história seja publicada antes do Natal. E foi assim que um homem re-inventou o Natal...

O Homem que Inventou o Natal é um filme interessantíssimo sobre uma parte da vida do famoso escritor britânico Charles Dickens, autor de vários livros que se tornaram clássicos da literatura mundial. Seu livro A Christmas Carol é um dos mais conhecidos, já havia lido o livro e assistido várias adaptações cinematográficas do mesmo, mas não fazia ideia como a história de redenção do avarento Ebenezer Scroog nasceu. 

Claro que tem uma parte ficcional, as alucinações certamente não ocorreram, mas as dificuldades financeiras e o bloqueio criativo são verídicos, qual escritor nunca sofreu com a falta de elementos criativos para desenvolver um novo livro... os traumas relatados no filme também são verdadeiros, Charles Dickens foi obrigado a amadurecer antes do tempo, isso acabou impactando na sua vida adulta.

A estética do filme também chama bastante atenção, O Homem que Inventou o Natal se passa na Londres vitoriana, trazendo cenários caprichados daquele período misturado às incertezas da pós-Revolução Industrial. 

O Homem que Inventou o Natal faz uma releitura divertida e comovente de Um Conto de Natal, uma história atemporal que transformou o feriado natalino para sempre. Lembrando que para compreender todas as nuances que o filme apresenta é imprescindível ler o livro antes de assistir. 

Ficha técnica

Título original: The Man Who Invented Christmas
Duração: 104 minutos
Gênero: Biografia, Comédia, Drama
Classificação indicativa: 12 anos
País de origem: Canadá
Ano de lançamento: 2017