Filme: Helena de Tróia - Paixão e Guerra (2003) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sábado, dezembro 19, 2020

Filme: Helena de Tróia - Paixão e Guerra (2003)

"Helen of Troy" é um filme épico em formato de minissérie, feito para a TV em 2003. Dirigido por John Kent Harrison, a partir do roteiro de Ronni Kern que se baseou na história de Homero sobre a Guerra de Troia, contada no poema épico Ilíada.

O filme reconta a vida da mitológica Helena, pivô de uma grande batalha entre duas civilizações - Troia e Esparta - e protagonizou uma das mais belas histórias de amor que o mundo já teve notícia.

A história tem início quando Hecuba (Maryam dAlbo), rainha de Troia da a luz à um menino dando-lhe o nome de Alexandre, no entanto, Príamo (John Rhys-Davies), o rei de Troia preferiu ouvir a filha Cassandra (Emília Fox), a menina alertou que se o menino não fosse morto, Troia seria completamente destruída pelo fogo.

O rei entregou o recém-nascido para um de seus serviçais e o ordenou jogar a criança do alto de uma montanha, mas o encarregado não conseguiu cumprir a ordem e abandona a criança à própria sorte.

Um pastor que cuidava das ovelhas e cabras vê o menino e leva-o para sua casa, adotando como se fosse seu filho lhe da o nome de Páris (Mattew Marden). O tempo passou e o menino cresceu, se transformando em um jovem atraente.

Certa vez, Páris é convocado para ser juiz de uma disputa entre três deusas: Hera (Andreea Radutoi), Atena (Gina Nalambieng) e Afrodite (Emily Kosloski), durante a disputa, Atena faz com que Páris tenha uma visão da mulher mais linda do mundo, simultaneamente, Helena (Sienna Guillory) vê o rosto de Páris.

Helena é a princesa de Esparta, uma menina "bem moleca", que já desperta o interesse dos homens por sua beleza, principalmente do príncipe Agamenom (Rufus Sewell), que mesmo ficando noivo de Clitemnestra (Katie Black), filha do rei Tíndaro (Richard Durden) e irmã de Helena, não consegue tirar os olhos da menina.

Durante o casamento de sua irmã, Helena é raptada por Teseu (Stellan Skarsgard), rei de Atenas, ela convive um tempo com ele até ser resgatada. De volta a Esparta, a vida de Helena não é fácil, todos os homens querem casar-se com ela e Ulisses "o homem das mil artimanhas" sugere entre os reis um pacto: Helena escolheria apenas um deles e todos teriam que jurar que protegeriam ela e seu marido, assim sendo, Helena escolhe Menelau.

O príncipe Páris, já sabendo de sua verdadeira identidade, torna-se um líder de Troia. Ele viaja para Esparta e ao ver Helena se recorda da visão que teve, ela também lembra-se dele e ambos entendem que o destino já havia traçado seus caminhos para viverem juntos. Helena decide fugir com Páris. E, assim teve o início do fim da cidade de Troia.

Quando Menelau descobre que perdeu seu bem mais valioso: Helena; e incentivado pelo seu irmão Agamenom, que deseja lutar contra Troia, convocam Aquiles e todos os rei, decidindo pela guerra.

Após dez anos de batalha, Troia acaba sendo invadida pelos inimigos que arquitetaram um plano fantástico, construíram uma cavalo gigantesco para presentear os troianos, quando eles recolhem para dentro das muralhas, eles tem uma grande surpresa. E, a premonição de Cassandra se cumpre. Apesar de ser bem longo (quase três horas de duração), "Helena de Tróia - Paixão e Guerra" consegue prender a atenção do início ao fim. 

O filme é bem feito, realista na medida do possível, envolvente e melancólico em alguns momentos. É uma produção de qualidade que mostra passo a passo, o  início a maior batalha que o mundo antigo já presenciou. "Helena de Tróia - Paixão e Guerra" é um bom filme, mais preciso que outras versões por abordar fatos anteriores à Guerra de Troia.

Duração: 175 minutos
Categorias: Épico, Guerra, Romance, Aventura, Drama
Classificação: 14 anos
Filme: Helena de Tróia - Paixão e Guerra (2003)

TENSO; AGRIDOCE