A Maldição da Freira (2018): um terror que não convence - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

terça-feira, dezembro 15, 2020

A Maldição da Freira (2018): um terror que não convence

A Maldição da Freira é um filme de terror dirigido por Aislinn Clarke, que co-escreveu o roteiro junto de Michael B. Jackson e Martin Brennan.

A Maldição da Freira
Helena Bereen em cena no filme "A Maldição da Freira"

Sinopse - O filme começa explicando que, por mais de 200 anos a Igreja Católica da Irlanda tem mantido mulheres em asilos conhecidos como Lavanderia Magdalene. Nesses locais eram abrigadas prostitutas, vítimas de abusos, órfãs, grávidas e doentes mentais, todas cuidadas por um grupo de freiras que mantinham uma disciplina rígida.

Em seguida passamos a acompanhar dois padres, Thomas Riley (Lalor Roddy) e John Thornton (Ciaran Flynn), que são enviados pela Igreja a um desses asilos para registrar em vídeo um possível milagre: a estátua da Virgem Maria teria vertido sangue pelos olhos.

Thomas, mostra-se incrédulo em relação ao milagre que irá documentar, devido sua longa jornada de investigação de fenômenos fraudados, enquanto o inexperiente John crê que a estátua da Virgem realmente esteja chorando sangue. 

Ao chegarem no asilo, os padres são recebidos pela Madre Superiora (Helena Bereen) e descobrem que receberam um "falso anúncio de milagre", pois ninguém do local sabe nada a respeito. Mesmo assim, os padres resolvem ficar para investigar certas disciplinas impostas pelas freiras. A maneira autoritária que a madre se relaciona com as habitantes do asilo chama a atenção de Thomas.

Logo Thomas percebe que há algo anormal naquele lugar. Ele descobre que uma jovem, Kathleen (Lauren Coe), é mantida presa em um quarto, acorrentada à cama e alimentada pior que um animal feroz. John passa a ser atormentado durante a noite por risos de crianças e vultos aterrorizadores. Conforme eles permanecem no asilo, episódios sinistros acontecem e ambos passam a questionar se aquele lugar é um território sagrado.

Não atendeu minhas expectativas

A Maldição da Freira é mais um filme de terror clichê no estilo found footage (falso documentário). O enredo é interessante, aborda um tema que por si só já é puro terror - a maldade praticada por mulheres ditas esposas de Cristo, uma pena que essa abordagem tenha sido deixada de lado no decorrer da trama para ser saturada de jumpscares. O filme até consegue dar alguns sustos, mas passa longe de ser um bom terror. 

Ficha técnica

Título original: The Devil's Doorway
Duração: 77 minutos
Gênero: Terror
Classificação indicativa: 14 anos
País de origem: Irlanda, Reino Unido
Ano de lançamento: 2018