Filme: De Ilusão Também Se Vive (1947) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

terça-feira, dezembro 08, 2020

Filme: De Ilusão Também Se Vive (1947)

"Miracle on 34th Street" é um clássico de Natal tão grandioso e profundo quanto "A Felicidade não se Compra", de 1946. Escrito e dirigido por George Seaton que se baseou no conto de mesmo nome de Valentine Davies. O lançamento do filme aconteceu em 1947. 

Ganhou o Oscar nas categorias de Melhor Ator Coadjuvante e Melhor História Original e recebeu indicação na categoria de Melhor Filme.  A partir de 2005 entrou para a categoria de filmes protegidos pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos. Existem quatro refilmagens, dentre elas está a mais recente "Milagre na Rua 34" e um musical na Broadway.

A trama nos apresenta um simpático idoso, de barbas longas e brancas, que passeia pela cidade de Nova York e fica indignado quando percebe que um homem bêbado, fantasiado de Papai Noel, está fazendo um desfile para a Loja de Departamentos Macy's.

Ele entra na loja e reclama com a encarregada do desfile, Doris Walker (Maureen O'Hara), ela então acaba convencendo-o a assumir o lugar do Papai Noel e atender crianças na Rua 34.

O senhor Kris Kringle (Edmund Gwenn) começa a indicar outras lojas aos pais das crianças quando não é possível atender os pedidos na Macy's e, todos os funcionários da loja são instruídos a fazer o mesmo.

Kris vai morar com o jovem advogado Fred Gailey (John Payne), vizinho de Doris e conhece Susan Walker (Natalie Wood), filha dela. O idoso descobre que Susan não acredita em Papai Noel e decide provar para a menina e sua mãe que o bondoso velhinho existe realmente.

Granville Sawyer (Porter Hall) que é um psicólogo egoísta da Loja Macy's declara guerra ao bondoso velhinho. Ele envia o senhor Kris para um sanatório, onde já estivera internado no passado.

No entanto, seu colega de casa Fred resolve mover um processo no Tribunal de Nova York para provar que Kris é o verdadeiro Papai Noel.

Mas como alguém poderia provar objetivamente a existência do Papai Noel, e que ele estava ali, sentado no banco dos réus da Corte de Nova York, e ainda conseguir o respaldo dessa afirmação numa grande instituição pública americana, mas Fred não poupará esforços para ganhar essa causa.

Parece uma missão difícil, mas que alcança proporções inacreditáveis, e assim, transformará o Natal de todos, especialmente da pequena Susan, que não só volta a acreditar no Papai Noel, como comprova a sua existência real.

"De Ilusão Também Se Vive" é uma comédia natalina maravilhosa que passa belas mensagens e que nos faz acreditar na existência do Papai Noel. Um clássico em preto e branco que faz bem ao coração, pois transborda bons sentimentos. Sem dúvida, esta obra é uma preciosidade do cinema, e mesmo após quase 70 anos de produção, ainda encanta e emociona muitos adultos.

"De Ilusão Também Se Vive" é um adorável filme natalino que conta com uma narrativa original e traz de volta o encantamento da época natalina. Toda a magia que adormeceu após nos tornarmos adultos, desperta.

Esse é um dos motivos deste filme ser um dos meus favoritos, gosto de obras que produzem sensações agradáveis e despertam os melhores sentimentos. Não vim a este mundo para provar a existência do Papai Noel, porém, eu acredito que ele existe e sua residência fixa é o coração das pessoas.

Esse é um dos motivos deste filme ser um dos meus favoritos, gosto de obras que produzem sensações agradáveis e despertam os melhores sentimentos. Não vim a este mundo para provar a existência do Papai Noel, porém, eu acredito que ele existe e sua residência fixa é o coração das pessoas.

Duração: 96 minutos
Categorias: Drama, Família, Comédia, Clássico, Domínio Público
Classificação: Livre
Filme: De Ilusão Também Se Vive (1947)

SINGELO; CATIVANTE; INSPIRADOR