Filme: Vanilla Sky (2001) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, outubro 28, 2020

Filme: Vanilla Sky (2001)

Raramente um remake consegue se igualar ao seu original, mas "Vanilla Sky" conseguiu ser um filme muito bom, mas "Preso na Escuridão", de Alejandro Amenábar, é ainda melhor.

Lançado em 2001, o filme contou com a direção de Cameron Crowe, que também assina o roteiro. Atrama aborda em sua temática a identidade pessoal, memórias, realidade e imortalidade. É o tipo de filme que você irá amar ou odiar, não existe meio termo.

A trama nos transporta para o mundo de David Aames Jr (Tom Cruise), um playboy que herdou a fortuna de seu falecido pai e vive sem compromissos com a vida. Jovem, rico e bonito, David sente-se totalmente realizado.

Mas quando ele se apaixona à primeira vista por Sofia Serrano (Penélope Cruz), sua vida muda drasticamente, Julie Gianne (Cameron Díaz), com quem mantinha uma relação estritamente carnal não aceita que outra mulher passe a ocupar o seu lugar na vida de David.

Em um ataque de ciúmes enquanto David e Julie estão no carro dela, Julie declara que ama-o mas joga o carro por cima de um viaduto. David consegue sobreviver, mas fica com o rosto desfigurado. A partir de então, o filme se transforma em um quebra cabeças complexo.

A história divide-se em antes e depois da cirurgia, David é examinado por um psicólogo, Mccabe (Kurt Russell), que adentra nas profundezas da mente do rapaz desvendando segredos inimagináveis.

Para entender a história contada, é necessário atenção redobrada, afinal, se trata de um mindfuck que não segue uma linearidade. Repleto de revelações e reviravoltas, "Vanilla Sky" tem um roteiro inteligente que segue fielmente ao que Amenábar concebeu inicialmente, somente um ou outro detalhe foi modificado.

"Vanilla Sky" tem um elenco de peso, Cameron Diaz está ótima em seu papel, Tom Cruise nos brinda com uma das melhores atuações de sua carreira e Penélope Cruz não decepciona, detalhe, ela interpreta a mesma personagem do filme europeu. 

Um dos pontos fortes deste filme é a trilha sonora que é perfeita, deixando explícito cada momento do personagem, dando um ar de sutileza à obra. A fotografia também é encantadora, a escolha da paleta de cores em tons de marrom combinou perfeitamente com o mistério proposto pelo filme. 

À primeira vista, o filme pode soar confuso, mas se prestar atenção nos detalhes, pode-se perceber muitas mensagens reflexivas inseridas na trama.

"Vanilla Sky" tem ótimas frases de efeito, mas uma delas ficou gravada em minha memória: "O doce nunca será tão doce se você nunca experimentou o amargo", ou seja, é quando estamos diante de uma decepção que vamos dar o real valor da conquista.

 "Cada minuto que passa é uma nova chance para mudar tudo para sempre."

Duração: 136 minutos
Categorias: Mistério, Romance, Fantasia, Ficção Científica
Classificação: 14 anos
Filme: Vanilla Sky (2001)

INTRIGANTE; PUNGENTE; REFLEXIVO