Caixa de Pássaros (2018): não abra os olhos - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, setembro 06, 2020

Caixa de Pássaros (2018): não abra os olhos

Caixa de Pássaros é um filme de suspense e terror pós-apocalíptico, dirigido por Susanne Bier, de O Gerente da Noite (2016), Serena (2014) e Coisas que Perdemos pelo Caminho (2007). O roteiro foi escrito por Eric Heisserer baseado no livro homônimo de Josh Malerman.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Sandra Bullock em cena no filme "Caixa de Pássaros"

Sinopse - A trama gira em torno de Malorie (Sandra Bullock) que, ao lado de duas crianças, chamados de Garoto (Julian Edwards) e Garota (Vivien Lyra Blair), precisam desder o rio vedados para chegar a um determinado lugar.

Por meio de flashbacks, a história volta no tempo. Malorie que está grávida de um relacionamento que chegou ao fim. Ela carrega consigo dúvidas e incertezas. A artista plástica, no entanto, tem seus questionamentos sobre a maternidade quando vê as pessoas ao seu redor apresentarem comportamentos estranhos, em seguida cometerem atentarem contra a própria vida.

Ao ver sua irmã Jessica (Sarah Paulson), cometer o ato extremo, Malorie fica desnorteada e é ajudada por Lydia (Rebecca Pidgeon), esposa de Douglas (John Malkovich). Na casa, Malorie encontra mais quatro estranhos. Todos precisam conviver em um ambiente claustrofóbico e totalmente às escuras se quiserem sobreviver, pois um simples olhar para a luz é sinônimo de morte. A partir daí, acompanhamos a luta por sobrevivência, tanto na casa quanto no rio.

Potencial desperdiçado

O interessante de Caixa de Pássaros é que o filme induz o público a pensar. Cada espectador interpreta a história de uma maneira diferente. Assim sendo, a minha interpretação se diferencia um pouco com a da maioria dos espectadores.

Vou tentar passar a ideia do que interpretei enquanto assistia, sem dar spoiler, é claro. Os monstros são nossos medos de arriscar algo novo, preferimos viver acomodados mesmo que isso signifique 'destruir os sonhos'. Muitas pessoas, no entanto, optam por viverem vedadas, deixando que as corredeiras as conduzam. Já os pássaros, na minha visão significa liberdade, os medos somem quando as asas da liberdade surgem.

Por mais que Caixa de Pássaros seja um bom entretenimento, está longe de ser um filme excepcional, o roteiro é recheado de clichês que o torna maçante em diversos momentos. Sandra Bullock carrega o filme todo nas costas, a atuação dela é digna de Oscar, mas o restante do elenco esteve raso demais. 

Caixa de Pássaros funciona melhor como drama que suspense. Confesso que teve apenas uma cena que fiquei apreensiva. Acabei criando grande expectativa e terminei decepcionada e com algumas perguntas sem respostas.

Ficha técnica

Título original: Bird Box
Duração: 124 minutos
Gênero: Suspense, Terror, Ficção Científica
Classificação indicativa: 16 anos
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 2018