Persuasão (2007): uma história de imposições familiares - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sábado, agosto 08, 2020

Persuasão (2007): uma história de imposições familiares

Persuasão é um filme de romance do diretor Adrian Shergold. O roteiro de Simon Burke é adaptado da obra-prima de Jane Austen, sendo o último livro escrito por essa escritora fenomenal que apesar de sua doença, conseguiu escrever uma história incrível. Feito pela BBC, o filme foi lançado em 2007.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Sally Hawkins, Rupert Penry-Jones e Jennifer Higham em cena no filme "Persuasão"

Sinopse - Conta a história de Anne Elliot (Sally Hawkins), ela é a segunda filha de um orgulhoso Baronete. Uma moça sensível e inteligente, virtudes que são desprezadas pelo seu pai e pela irmã Mary (Amanda Hale).

Apesar da aparente serenidade, Anne é infeliz. Quando tinha 19 anos ela estava comprometida com um jovem oficial da marinha, Frederick Wentword (Rupert Pensy-Jones), mas devido condição financeira do rapaz, ela foi persuadida pela família e pela amiga Lady Russell (Alice Krige) à romper o relacionamento. Acreditando que fosse o melhor para todos, Anne põe fim na relação.

Passam-se oito anos e o destino coloca os dois novamente frente-a-frente, porém as circunstâncias são completamente diferentes. A família Elliot está passando por sérios problemas financeiros. Frederick conseguiu fazer fortuna, é charmoso, tem um sorriso cativante e vive rodeado de belas mulheres, evidente que todas estão interessadas na sua fortuna, mas ele busca uma mulher que seja decidida e tenha caráter para ser sua esposa.

Agora eles estão frequentando o mesmo círculo social e acaba sendo inevitável os encontros entre Anne e Frederick, mas as indiretas por parte dele torna esses encontros constrangedores e dolorosos pra Anne. 

Anne está sendo desafiada a provar para Frederick que lamenta profundamente pelo rompimento do relacionamento no passado e que jamais deixou de amá-lo. E Frederick está tendo a chance de esquecer todas as mágoas e perceber que Anne tem qualidades únicas em uma mulher. O destino está aproximando os dois novamente, mas esse mesmo destino pode ser traiçoeiro...

Um romance encantador e angustiante

Filmes baseados nas histórias de Jane Austen tem um cantinho especial no meu coração e com Persuasão não seria diferente. A trama é envolvente e consegue transmitir o sentido da história original.

Senti um mix de sentimentos, me emocionei em muitas cenas, senti uma raiva profunda da família de Anne (pessoas vazias que só pensam em status) e consegui captar a angustia que a protagonista sentia, principalmente nas cenas em que ela escreve no diário sobre sua tristeza. Enfim, um filme maravilhoso que merece ser assistido várias vezes. 

Ficha técnica

Título original: Persuasion
Duração: 120 minutos
Gênero: Drama, Romance
Classificação indicativa: 12 anos
País de origem: Reino Unido
Ano de lançamento: 2007