Filme: A Bruxa de Blair (1999) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sexta-feira, agosto 07, 2020

Filme: A Bruxa de Blair (1999)

Assisti "The Blair Witch Project" na época do lançamento, lembro até hoje a sensação horrível que senti . Nem "O Exorcista" que assisti a primeira vez ao 11 anos de idade conseguiu me causar tanto pavor com este pseudo-documentário.


Nos dias atuais, com tantos filmes de terror forte, esse filme nem consegue assustar, mas naquela época foi diferente, todos sentíamos medo de verdade. Foi um filme que fez história e marcou época.

"The Blair Witch Project" conseguiu fazer um estrondoso sucesso, foram gastos cerca de US$ 25 mil e o faturamento foi de quase US$ 250 milhões, sucesso fenomenal. A direção foi da dupla Eduardo Sánches e Daniel Myrick que também são responsáveis pelo roteiro. O lançamento aconteceu em 1999.

Mas afinal, do que se trata esse filme? Caso você ainda não assistiu, recomendo que assista, é bom, muita adrenalina, sustos, calafrios, arrepios, coração quase sai pela boca. 

O filme relata a história de três universitários, estudantes de cinema, que em outubro de 1994 viajaram até Maryland, nos EUA, determinados a investigar uma lenda local sobre uma impiedosa criatura que assombra os moradores locais.

Os jovens Mike (Michael C. Willians), Heather (Heather Donahue) e Josh (Joshua Leonard) decidem investigar ao fundo a famosa Maldição da Bruxa de Blair. Entrevistam moradores da região e fazem muitas imagens dos supostos locais onde havia vivido a tal criatura do mal.

Confiante de que tudo não se passava de uma lenda, eles demonstram tranquilidade, o trio resolve adentrar na floresta e uma sequência de fatos apavorantes faz com que os jovens se percam uns dos outros, mas eles não estavam totalmente sozinhos nessa floresta. Os três universitários jamais foram vistos novamente.

O interessante deste filme é que por ele ser um documentário elaborado por três jovens, cada um filmou algo diferente, fazendo com que no decorrer da história vamos juntando as peças para montar o quebra-cabeça sobre a lenda e sobre o desaparecimento dos universitários.

"A Bruxa de Blair" foi uma história pouco convencional, facilmente acreditável, pois as cenas parecem muito reais provocando terror psicológico. Acreditamos naquilo que estamos vendo, por mais inacreditável que seja. 

Filme: A Bruxa de Blair (1999)
Outro ponto que merece destaque é a espontaneidade dos personagens, os diálogos foram improvisados e as imagens poderiam ser feitas por qualquer um de nós que estivesse em um acompanhamento, por exemplo. Isso deixou o filme mais realista, fazendo com que passássemos a ver as cenas com os olhos dos universitários, embarcamos na paranoia dos personagens. "A Bruxa de Blair" é um ótimo filme de terror que nos faz questionar se a bruxa existe de fato.

TENSO; ASSUSTADOR; MARCANTE


Duração: 81 minutos
 
Categorias: Terror, Mistério
 
Classificação: 14 anos