Filme: Perdas e Danos (1992) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, agosto 09, 2020

Filme: Perdas e Danos (1992)

"Damage" é um romance dramáticolançado em 1992. Contou com a direção de Louis Malle e roteiro de David Hare com base no romance de Josephine Hart. O filme aborda uma história trágica que abala até os espectadores mais experientes, porém, não conseguiu me empolgar, na minha opinião, faltou química entre os personagens principais e sobrou frieza e cenas desnecessárias.

Na trama, o ministro inglês Stephen Fleming (Jeremy Irons) poderia ter ignorado a presença de Anna Barton (Juliette Binoche) durante um coquetel, mas desde o primeiro momento que os personagens cruzaram seus olhares, ficou claro o desejo carnal de ambos.

A atração entre os dois é, desde o princípio, tensa, selvagem, irracional e acima de tudo, extremamente proibida. Afinal, ela é noiva de Martyn Fleming (Rupert Graves), o filho de Stephen.

Independente das consequências da relação, Stephen mergulha de cabeça nessa relação possessiva e irresponsável com uma mulher cheia de segredos e máscaras. O olhar distante e frieza de Anna são explicados quando ela conta sobre a relação quase incestuosa que mantinha com o irmão na adolescência.

No passado, quando ela se envolveu com um namorado (Peter Stormare), o seu irmão ficou consumido de dor e tristeza e comete um ato insano. Anna ficaria marcada para sempre, se culpando e fugindo de qualquer relação de posse. Ela apenas viveria para saciar suas vontades e buscar sua própria liberdade.

Os dois mantêm um tórrido caso de amor e traição. Anna não está disposta a abrir mão do noivo, e Stephen altera sua rotina para estar com ela em seus encontros furtivos. Eles tem consciência do quanto este relacionamento proibido pode abalar as pessoas que amam e destruir suas vidas, mas a paixão se torna mais forte que a razão.

"Perdas e Danos" é um filme que mergulha profundamente no tema da infidelidade e da hipocrisia da insistência em continuar com relações familiares que só existem para manter as aparências e, resulta em inúmeros questionamentos sobre até onde se deve ir para realizar os instintos carnais. 

A trama apresenta erros básicos que comprometem o filme que tinha tudo para dar certo. A premissa é interessante, mas peca em aspectos fundamentais que poderiam tornar a narrativa mais envolvente. "Perdas e Danos" é sim, um filme perturbador, porém esquecível.

"Pessoas marcadas são perigosas, elas sabem que podem sobreviver."

Filme: Infidelidade (2002)
TENSO; OUSADO

Duração: 111 minutos
Categorias: Drama, Romance
Classificação: 18 anos