Filme: Procurando Nemo (2003) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sexta-feira, agosto 07, 2020

Filme: Procurando Nemo (2003)

"Finding Nemo" é uma animação de excelente qualidade, com personagens carismáticos, piadas inteligentes e, acima de tudo, uma aventura cativante que conquista crianças e adultos.

Lançado em 2003,foi dirigido por Andrew Stanton, que também assina o roteiro em parceria com Bob Peterson e David Reynolds. É a 5ª animação computadorizada lançada pela bem-sucedida parceria entre os estúdios Disney e Pixar, vencendo o Oscar de Melhor Filme de Animação, além de ser indicado nas categorias de Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Edição de Som e Melhor Roteiro Original. 

O filme conta a história de Marlin (Albert Brooks), um peixe-palhaço que ao ser atacado por uma barracuda perde sua esposa, Coral (Elizabeth Perkins) e todos os ovinhos prestes a nascer, à exceção de um: Nemo.

O medo de perder seu único filho sobrevivente transforma Marlin em um pai super-protetor e preocupado com a habilidade para nadar de Nemo (Alexander Gould), visto que a nadadeira direita dele é menor que a outra, uma sequela do ataque que sofreu.

No primeiro dia de aula, Marlin acaba envergonhando Nemo durante uma excursão da escola, pois este não confiava nos professores. Muito chateado, Nemo desobedece ao pai e sai nadando em mar aberto, e acaba capturado por um mergulhador que o leva para Sydney, na Austrália. 

Desesperado, Marlin se aventura nos mistérios do oceano para encontrar seu filho. Nessa jornada perigosa, ele encontra Dory (Ellen DeGeneres), um peixe-fêmea que se torna sua companheira de busca. Porém, Dory sofre de um grave problema de perda de memória recente que a fez esquecer até mesmo que conhece Marlin, assim como o que eles estão à procura.

Os dois enfrentam muitos perigos e são ajudados por Crush (Andrew Stanton), uma tartaruga marinha que os leva para a corrente da Austrália Oriental.

Enquanto isso, o pescador de Nemo, P. Sherman (Bill Hunter), coloca o peixinho em um aquário no seu escritório em Sydney Harbour. Lá, ele conhece um grupo de peixes chamado 'A Gangue do Aquário'.

Essa gangue é liderada pelo astuto mourisco chamado Gill (Willem Dafoe), e formada por Bloat (Brad Garrett), Bubbles (Stephen Root), Peach (Allison Janney), Gurgle (Austin Pendleton), Jacques (Joe Ranft) e Deb (Vicki Lewis).

Os peixes ficam apavorados ao saber que o dentista pretende dar Nemo de presente para sua sobrinha, Darla (Lulu Ebeling), que é conhecida por ter matado um peixinho dourado dado a ela anteriormente. Com a intenção de salvar a vida de Nemo, Gill inicia um plano de fuga.

A partir daí tem início uma aventura colorida, onde todos os tipos de criaturas marinhas aparecem. Peixes de todas as espécies e cores, cavalos-marinhos, tubarões, águas-vivas, tartarugas, baleias entre outros. 

Por fim, Marlin aprende a lição mais importante, que para proteger seu filho dos perigos do mundo, basta ensiná-lo a percorrer os caminhos mais corretos e, acima de tudo, confiar em Nemo.

"Procurando Nemo" foi alvo de uma polêmica onde uma ação judicial promovida pelo escritor francês de livros infantis Franck Le Calvez contra os estúdios Disney e Pixar, acusando-os de plágio. O escritor francês acabou perdendo e ainda foi obrigado a pagar uma fortuna avaliada US$80.000,00 em danos e custos. 

Além de ser belíssimo visualmente, "Procurando Nemo" fala sobre amor fraternal sem ser piegas ou melodramático. E sobretudo, transmite uma linda mensagem mostrando a necessidade de confiança que um pai precisa ter em seus filhos, deixando-os se esforçarem para sair por si próprios de situações difíceis.

Duração: 100 minutos
Categorias: Animação, Aventura, Comédia, Família
Classificação: Livre
Filme: Procurando Nemo (2003)

CATIVANTE; SINGELO; DIVERTIDO