Perdido em Marte (2015): a luta para sobreviver em outro planeta - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sábado, agosto 15, 2020

Perdido em Marte (2015): a luta para sobreviver em outro planeta

Perdido em Marte é um filme que mostra de forma divertida, as tentativas de sobrevivência de um astronauta deixado para trás no Planeta Vermelho, pela sua tripulação. Foi dirigido por Ridley Scott e escrito por Drew Goddard, foi baseado no romance homônimo de Andy Weir.

Perdido em Marte

Sinopse - Após o sucesso de duas missões tripuladas à Marte, a NASA acaba tendo o seu primeiro infortúnio, que acontece durante uma evacuação às pressas do Planeta Vermelho devido uma forte tempestade. A tripulação da Ares 3 deixa em solo marciano um dos seus membros, o astronauta Mark Watney (Matt Damon), dado como morto após sofrer um acidente.

Ao despertar, ele se vê completamente sozinho, ferido e sem ter como avisar às pessoas na Terra que está vivo. Com recursos limitados, ele precisa arrumar maneiras de sobreviver até a chegada de um possível resgate.

E, mesmo que conseguisse se comunicar, seus mantimentos terminariam anos antes da chegada de um possível resgate. Ainda assim, Watney não está disposto a desistir. Munido de nada além de curiosidade e de suas habilidades de engenheiro e botânico e um senso de humor inabalável, ele embarca numa luta obstinada pela sobrevivência.

Para isso, será o primeiro homem a plantar batatas em Marte. Watney conta com a sua criatividade, engenho e espírito para encontrar uma maneira de sinalizar à Terra que está vivo.

Após conseguir contato, a milhões de quilômetros de distância, a NASA e uma equipe de cientistas internacionais trabalham incansavelmente para trazer 'o marciano terráqueo' de volta ao seu planeta de origem. Enquanto isso, seus colegas de tripulação simultaneamente traçam uma ousada, talvez impossível, missão de resgate. e população mundial se une na torcida para que Watney retorne em segurança para a Terra.

Uma ficção científica divertida

Perdido em Marte é inteligente ao entrecortar as cenas de Mark Watney isolado no Planeta Vermelho com sequências da tripulação (Jessica Chastain, Kate Mara, Sebastian Stan, Askel Hennie, Michael Pena) que o deixou naquela roubada e está retornando para a Terra, e cenas dos técnicos e diretores da NASA (Jeff Daniels, Chiwetel Ejiofor, Kristen Wiig, Sean Bean), que se desdobram para encontrar tentativas de salvá-lo de qualquer maneira.

Mesmo com 144 minutos de duração, o cineasta Ridley Scott imprime um ritmo ágil para contar essa aventura de ficção científica leve e bem-humorada, com toques de thriller e algumas cenas apreensivas. Impossível não gostar do astronauta e simpatizar com a causa, já que ele consegue tratar de sua condição com leveza e sarcasmo invejáveis. Ele não ficou lastimando, mas foi a luta e não desistiu, em hipótese alguma, de sair vivo do Planeta Vermelho.

Perdido em Marte é um filme blockbuster, sem grandes aspirações de prêmios; uma ficção científica para as massas que também consegue massagear o ego dos nerds por ciência. A fotografia é fascinante, chega a dar vontade de ir dar um passeio em Marte (se fosse possível, é claro), a trilha sonora também é deliciosa de ouvir.

Existem outras ficções científicas melhores na visão dos críticos e cinéfilos, mas na minha opinião de espectadora, Perdido em Marte é um dos melhores filmes que assisti na vida, raros os filmes que conseguiram me tirar da minha zona de conforto e transportar para dentro da história com tamanha força. Me senti perdida em Marte juntamente com o astronauta e, gostei da sensação.

Ficha técnica

Título original: The Martian
Duração: 144 minutos
Gênero: Ficção Científica, Aventura, Comédia, Drama
Classificação indicativa: 12 anos
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 2015