Filme: A Vida dos Outros (2006) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, agosto 16, 2020

Filme: A Vida dos Outros (2006)

"Das Leben der Anderen" é um filme alemão que mostra a natureza totalitária da antiga Alemanha Oriental. 


Lançado em 2006, foi escrito e dirigido pelo cineasta Florian Henckel von Donnersmarck. Ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, também ganhou o César, 'Oscar francês', e o David di Donatello, 'Oscar italiano',  na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, no total colecionou 67 prêmios do cinema mundial, tornando-o em um dos filmes mais importantes lançados pela indústria cinematográfica nos últimos anos.

A história se passa em 1984, na Alemanha Oriental antes da queda do Muro de Berlim. Conhecemos a história real de Georg Dreyman (Sebastian Koch), o maior dramaturgo da Alemanha Oriental, sendo considerado por muitos como o modelo perfeito de cidadão para o país, já que não contesta o governo nem seu regime político totalitário.

Porém, o centro da trama não são os vigiados do regime comunista alemão, mas os vigias. Gerd Wiesler (Ulrich Mühe) trabalha a serviço da causa vermelha, espionando, interrogando e descobrindo potenciais conspiradores, ele se orgulha do sistema e, principalmente, dos métodos utilizados.

Wiesler pretende desmascarar o dramaturgo Dreyman, ele acredita que o círculo teatral de Dreyman está infestado de colaboradores do capitalismo, com ligação direta com a Berlim ocidental. O ministro Bruno Hempf (Thomas Thieme) também acredita que ao acompanhar os passos de Dreyman chegará nos colaboradores capitalistas.

O apartamento do casal é todo “grampeado” com os equipamentos para espionagem. Dreyman e sua namorada, a atriz Christa-Maria Sieland (Martina Gedeck), são vigiados 24 horas. Nesse meio tempo, o ministro Hempf acaba se interessando por Christa-Maria, passando a chantageá-la em troca de favores sexuais.

A partir desse momento entra em ação a perspectiva voyeurística de Wiesler e nos coloca numa posição rara dentro dos filmes que denunciam abusos ideológicos: estamos do lado dos carrascos. É pelo ponto de vista do espião que assistiremos ao drama de Dreyman, sendo monitorado dentro de sua própria casa.

Filme: A Vida dos Outros (2006)
A principal função de filmes históricos é colocar o grande público em debate e instigar as mentes pensantes sobre as especificidades da trajetória político-institucional de determinados países, no caso de "A Vida dos Outros", a Alemanha dividida pelo Muro de Berlin. Entretanto, é necessário ter um pouco de paciência, pois a narrativa é lenta, mas convidativa e o enredo é envolvente e instiga reflexões profundas.

"A Vida dos Outros" é daqueles filmes indispensáveis por sua relevância histórica, pela importância do que ele retrata, sendo uma preciosidade cinematográfica que agradou o público e a crítica. 

INSTIGANTE; TENSO; REFLEXIVO

Duração: 137 minutos

Categorias: Drama, Thriller

Classificação: 12 anos