A.I. - Inteligência Artificial (2001): um conto sobre o futuro - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quinta-feira, agosto 13, 2020

A.I. - Inteligência Artificial (2001): um conto sobre o futuro

A.I. - Inteligência Artificial foi baseado no conto Super-Toys Last Summer Long que Stanley Kubrick apresentou ao Steven Spielberg e depois de anos de conversa , o projeto saiu do papel. Mas em 1999, o diretor Kubrick faleceu, deixando toda a responsabilidade para Spilberg dirigir sozinho o projeto inédito do cineasta. 

Dicas de Filmes Pela Scheila
Haley Joel Osment em cena no filme "A.I. - Inteligência Artificial"

Sinopse - O filme inicia no estilo dos outros filmes dirigidos por Kubrick. Em seguida, adentramos no mundo imaginado por Spielberg, visualizamos cientistas planejando uma nova safra de robôs com capacidade de amar, semelhante ao ser humano.

Com o passar do tempo, uma família decide adotar o menino-máquina. Monica (Francis O'Conner) e Henry Swinton (San Robards) perderam o filho recentemente. Eles adotam David Swinton (Haley Joel Osment), ele tem a função de substituir o filho morto do casal.

Aos poucos, Monica se apega ao menino-máquina e ela ativa algumas funções especiais, mas caso acontecer algo errado, o robô obrigatoriamente terá que destruído.

David então se torna o mais novo filho do casal. N entanto, a família se vê obrigada a devolver o robô para os seus fabricantes, mas Monica se recusa a entregá-lo e o abandona em uma floresta, evitando assim que o garotinho seja destruído.

A partir daí acompanhamos a luta de David pela sobrevivência no submundo. É impossível não se emocional com a incessante busca do menino-máquina pela fada azul da história do Pinóquio, ele acredita que ela tem o poder de transformá-lo em um menino de carne e osso. Quando David conhece o Gigolô Joe (Jude Law), suas esperanças aumentam e ele vê que a possibilidade de tornar seu sonho em realidade pode estar próxima. Mas nem tudo são flores nessa história...

Sobre um robô que deseja ser humano

A.I. - Inteligência Artificial é um ótimo filme, é comovente, divertido desperta reflexões sobre como será o futuro da humanidade caso a AI seja uma realidade. O filme também é um ótimo entretenimento para quem gosta de um bom drama de ficção científica. O filme também é um primor visual, o trabalho técnico é elegante e fascinante de ver. A fotografia oscila perfeitamente bem entre tons alegres e sombrios.

Assisti diversas vezes e, toda vez que vejo o filme fico em prantos, choro de soluçar, é impressionante a capacidades que essa obra tem tem de mexer com meu psicológico. O desfecho é surpreendentemente incrível, daqueles que ficam na memória, para  sempre.

Em suma, A.I. - Inteligência Artificial é uma fábula científica singular. Um filme mágico que, gostando ou não, será difícil passar indiferente à obra. Também é uma ode ao amor e aos laços familiares. 

Ficha técnica

Título original: A.I. Artificial Intelligence
Duração: 146 minutos
Gênero: Ficção Científica, Aventura, Drama, Família
Classificação indicativa: Livre
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 2001