Filme: Cruzada (2005) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sábado, agosto 01, 2020

Filme: Cruzada (2005)

Para que gosta de história, aventura e grandes batalhas, "Kingdom of Heaven" é perfeito. Esse filme não é somente mais um filme épico, é mais que isso, fala de uma história monumental, esplendorosa e linda sobre tolerância, honra e humanidade em uma época difícil e conturbada por batalhas sangrentas e grandes homens, homens como o herói retratado no filme, um exemplo de ser humano.

Lançado em 2005, esse filme contou com a direção de Ridley, o roteiro escrito por William Monahan que narra a retomada de Jerusalém pelos muçulmanos.

A história acontece no ano de 1187, quando ocorre a Terceira Cruzada, uma época que cristãos e muçulmanos convivem pacificamente em Jerusalém, graças aos esforços do Rei cristão Baldwin IV (Edward Norton) e o Rei muçulmano Saladino (Ghassan Massoud).

Bem distante da Terra Santa vive Balian (Orlando Bloon), um jovem ferreiro francês que está com o coração despedaçado por causa das mortes de seu filho e sua esposa. 
Filme: Cruzada (2005)
Ele recebe a visita de Godfrey de Ibelin (Liam Nesson), um nobre cavaleiro, que revela ser seu pai e lhe convida a segui-lo rumo a Terra Santa. 

À princípio Balian se recusa, mas tomado por uma fúria incontrolável ele acaba assassinando um padre e a única coisa que resta é seguir seu pai rumo a Jerusalém.
Filme: Cruzada (2005)
Durante a viagem acontece um sangrento duelo entre os Cavaleiros Hospitaleiros de Ibelin e os Cavaleiros Templários, Godfrey é ferido gravemente. Antes dele morrer, ele deixa claro para Balian que sua intensão era conseguir manter a paz entre os muçulmanos, cristãos e judeus, as três grandes religiões que comandavam Jerusalém, pedindo para que seu filho levasse adiante seu legado.
Filme: Cruzada (2005)
Nosso guerreiro então segue sua viagem sem o pai. Ao chegar em Jerusalém, ele se torna amigo do Rei Baldwin IV, um jovem rei que sofre de uma doença terrível e sem cura, a lepra.

Conquista a confiança do Cavaleiro Real Tirebias (Jeremy Irons), conhecido como o conde de Trípoli e chama a atenção da belíssima e exótica rainha Sybilla (Eva Green), irmã do rei e casada com Guy de Lusignan (Marton Csokas), um  dos Cavaleiros da Ordem dos Templários.
Filme: Cruzada (2005)
Devido a gravidade da doença, o rei vem a falecer e o novo rei é Guy de Lusignan, no entanto, o novo rei quer a guerra e convoca Reynald de Chatillon (Brendan Glesson) para assassinar os muçulmanos. Claro que Saladino se revolta e a uma batalha anunciada está próxima de acontecer.
Filme: Cruzada (2005)
A prepotência de Guy de Lusignan leva os cavaleiros reais para o deserto, para o extermínio. Quando o exército de Saladino chega a Jerusalém, uma dura batalha se iniciaria, essa guerra sangrenta durqa nove dias (20 a 29 de setembro de 1187) e só foi finalizada quando Balian ameaçou destruir todos os lugares santos de Jerusalém. 

Balian entregou Jerusalém aos muçulmanos em troca de salvo conduto gratuito para todos os seus habitantes.
Filme: Cruzada (2005)
"Cruzada" é um filme belíssimo que remonta fatos históricos sobre as grandes Cruzadas. Balian foi digno de ostentar a cruz branca de cavaleiro, um homem que teve a pureza no coração, buscou o perdão de Deus na Terra Santa e encontrou no seu coração. 

Mas não podemos esquecer dos personagens Saladino e Baldwin IV, homens nobres e de caráter admirável, que provaram que a diplomacia e a tolerância são a principal saída para os conflitos do Oriente Médio. 
Filme: Cruzada (2005)
"Cruzada" é um filme que divide opiniões, também geral um certo desconforto principalmente nas pessoas mais sensíveis que sentem-se incomodadas com a violência mostrada na tela. São batalhas sangrentas, decapitações, empalamento, entre outras barbáries que foram bastante comuns na época das cruzadas, uma época tenebrosa para os religiosos, em especial para os cristãos.
Filme: Cruzada (2005)
Não é um filme perfeito, há furos no roteiro, mas no geral "Cruzada" é um ótimo filme, é bem produzido e com atuações dignas de prêmios. De todos os filmes que já assisti sobre as cruzadas, considero este o melhor, pois conseguiu prender minha atenção durante os 145 minutos de duração. Por isso recomendo sem ressalva.
Filme: Cruzada (2005)
"Encare sem medo a face de seus inimigos. Seja bravo e honrado, para que Deus possa amá-lo. Fale a verdade sempre, mesmo que isso possa levá-lo à morte, proteja sempre os indefesos e não cometa erros."

EMPOLGANTE; INCÔMODO; BRUTAL


Duração: 144 minutos
Categorias: Guerra, Aventura, Épico, Ação, Histórico
Classificação: 14 anos