Filme: O Amante da Rainha (2012) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, agosto 09, 2020

Filme: O Amante da Rainha (2012)

"En Kongelig Affaere" é um belíssimo romance de época, com um forte teor político que deixa a trama ainda mais interessante. Lançado em 2012, foi indicado para o Oscar como Melhor Filme Estrangeiro e duplamente premiado no Festival de Berlin. Contou com a direção de Nikolaj Arcel que também assina o roteiro ao lado de Rasmus Heisterberg.

A história se passa na Dinamarca, no século XVIII, e narra a vida forçada  e triste de uma monarca prematura. Da mesma forma como tantas outras princesas da vida real, a jovem dinamarquesa Caroline Mathilde (Alícia Vikander), de apenas 15 anos, teve um casamento arranjado prematuramente com um jovem de personalidade instável, o rei Christian VII (Mikkel Boe Folsgaard).

Caroline, ainda adolescente, vive entre a loucura de Christian e a constante vigilância da corte e torna-se solitária e infeliz, pois seu marido, o rei, sofria de sérios problemas psicológicos, agia feito criança e levava diversas prostitutas para dentro do castelo.

Com a saúde mental agravada e uma viagem pela Europa inadiável, o acompanhamento de um médico torna-se inevitável e Christian aceita os serviços do médico alemão Johann Friedrich Struensee (Mads Mikkelsen).

Johann consegue conquistar a confiança do rei e rapidamente se torna seu confidente e conselheiro. Com seus ideais iluministas, usa a esquizofrenia de Christian para criar um vínculo de amizades na corte real, manipular o rei dentro do conselho e conquista a atenção da rainha, tornando-se seu amante.

Aproveitando a doença do rei, o casal de amantes se unem para criar uma reforma iluminista na Dinamarca, mas uma tragédia anunciada põe fim nesse plano.

Praticamente o filme inteiro se passa dentro do palácio, retratando a solidão que a rainha sentia, as suas tentativas de fazer com que o casamento desse certo, mas a insanidade do marido, não permitiu.

"O Amante da Rainha" é um épico riquíssimo em detalhes, apresenta claramente as oposições entre o iluminismo e a religião, com diversos acontecimentos capazes de prender a nossa atenção em mais de duas horas de filme. Lembra uma tragédia grega: onde uma paixão ardente entre os personagens os leva a um triste fim, anunciado desde o início. 

A trama consegue nos envolver, transmitindo um encantamento pelos personagens ao ponto de desejarmos outro destino para os eles, mesmo sabendo que o final seria trágico.

"O Amante da Rainha" nos mostra claramente que os traços de sociopatia predominavam desde sempre na humanidade, mas só nos dias atuais ganham destaque entre a população, outra constatação que podemos fazer é que o filme consegue transmitir vivacidade ao reforçar, sempre que possível, a humanidade dos protagonistas diante das incontornáveis pressões de sua época.

Filme: O Amante da Rainha (2012)
ENVOLVENTE; MELANCÓLICO; REFLEXIVO

Duração:
137 minutos
 
Categorias: Drama, Romance, Histórico
 
Classificação: 14 anos