Filme: Tubarão (1975) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

segunda-feira, julho 06, 2020

Filme: Tubarão (1975)

"Jaws" é uma obra-prima do diretor Steven Spielberg que conseguiu uma proeza que poucos filmes conseguem, atingir uma marca de 250 milhões de espectadores. Trazendo para os dias atuais, o filme arrecadaria mais de 2 bilhões de dólares em bilheteria. O estrondoso sucesso fez surgir mais três sequências.

Foi nomeado o melhor filme de 1975, ano de seu lançamento. Ganhou o Oscar nas categorias de Melhor Som, Melhor Edição e Melhor Trilha Sonora e recebeu indicação na categoria de Melhor Filme. Foi baseado no romance homônimo de Peter Benchley. coautor do roteiro ao lado de um dos atores do filme, Carl Gottlieb. A belíssima trilha sonora é de John Williams.

A astúcia de Spielberg foi fazer uma trama centralizada em um animal. Já de início, uma garota é atacada e morta pelo tubarão. Diante deste fato, o xerife Martin Brody (Roy Scheider) tenta fechar a praia para os banhistas. Mas Larry Vaughn (Murray Hamilton) que é o prefeito da cidade litorânea de Amity não permite devido estar próximo o dia 04 de julho, data muito importante para os lucros dos moradores locais.

No entanto, os ataques aos turistas continuam e após uma criança ser morta pelo animal é que medidas mais sérias são tomadas pelas autoridades locais. O especialista em tubarões Matt Hooper (Richard Dreyfuss) desembarca em Amity para ajudar a resolver o problema com o animal assassino. 

Pouco antes de Matt chegar na cidade, alguns pescadores locais capturam um tubarão, porém, o especialista diz ser o animal errado, pois o animal capturado tinha mandíbula menor que aquela que provocou ferimentos na vítima.

Após a confirmação de que se tratava do animal errado e que o verdadeiro assassino ainda estava solto nos mares que banhavam a cidade, Matt alerta o prefeito, porém, sem sucesso e no dia 04 de julho outro ataque ocorre, assustando moradores e turistas.

A única solução era capturar e matar o tubarão assassino. Então Hooper, juntamente com o xerife Brody e Quint (Robert Shaw), partem rumo a uma caçada mortal. Quint é um experiente pescador que busca adrenalina, sua maior recompensa será capturar o tubarão com suas próprias mãos.

"Tubarão" é um filme tenso do início ao fim, e nem precisa da presença do animal assassino para deixar o espectador com os nervos à flor da pele. Um exemplo é a primeira cena em que a moça é atacada, não vemos nenhum tubarão, só a garota sendo balanceada de um lado para o outro e em seguida, puxada para o fundo do mar.

Cada banhista que entra na água a tensão aumenta, sabemos que o tubarão existe, mesmo sem vermos o animal. Passamos boa parte do filme tentando avisar mentalmente os banhistas.

É  importante lembrar que a trilha sonora contribui para esse grande nível de tensão gerado durante as cenas. A trilha sonora é a marca registrada do filme, basta ouvi-la que já temos certeza que o tubarão está por perto e aí, haja coração.

"Tubarão" fez um sucesso avassalador e lançou a moda dos filmes 'arrasa quarteirões' que são os blockbusters, ultrapassando alguns dos maiores sucessos do cinema, como "A Noviça Rebelde", "O Exorcista" e "O Poderoso Chefão". Dificilmente haverá outro filme que possa superar a marca que o clássico de Spielberg deixou no cinema. Um filme perfeito. Fenômeno de público e de crítica que recomendo para todos que apreciam grandes emoções.

Duração: 124 minutos
Categorias: Terror, Suspense, Aventura, Clássico
Classificação: 14 anos
Filme: Tubarão (1975)

TENSO; AFLITIVO; MARCANTE