Filme: Amante Por Um Dia (2017) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

terça-feira, julho 07, 2020

Filme: Amante Por Um Dia (2017)

"L'Amant d'un jour" é um filme francês lançado em 2017. Foi dirigido por Philippe Garrel e escrito por ele com colaboração de Jean-Claude Carrière, Caroline Deruas-Garrel e Arlette Langmann. Filmado todo em preto&branco, esse filme é a última parte de uma trilogia iniciada com "O Ciúme", seguido por "Às Sombras Das Mulheres".

Na trama, Jeanne (Esther Garrel) rompe o relacionamento com Matéo (Paul Toucang) e busca abrigo na casa do pai Gilles (Éric Caravaca). Seu pai, um professor de filosofia de meia idade, mora junto com uma de suas alunas, Ariane (Louise Chevillotte), que tem a mesma idade de Jeanne. Deprimida, a moça vê na namorada do pai uma amiga e confidente.

"Amante Por Um Dia" parece simples, mas a medida que adentramos na história percebemos que é mais complexo do que aparenta. O filme é um relato sobre as diferentes maneiras de lidar com relacionamentos visto de três pontos diferentes.

O professor e sua aluna tentam viver um relacionamento aberto, mas a insegurança de ambos não permite tal liberdade. A filha busca explicações para o fim do seu relacionamento, culpando-se pelo término, com ajuda da namorada do seu pai, ela começa a superar a perda de um amor.

"Amante Por Um Dia" é um filme intimista. A fotografia toda em preto-e-branco dá um charme melancólico a esse drama elegante sobre relacionamentos e infidelidade. A história é tão humana e crível que rapidamente somos sugados para dentro da trama.

Não é a forma como os relacionamentos são mostrados que torna esse filme formidável, mas a maneira como as pessoas lidam com seus sentimentos e frustrações. Amores vem e vão, mas dentre todos os amores, certamente o amor-próprio é o mais difícil de conquistar.

Duração: 76 minutos
Categorias: Drama
Classificação: 14 anos

Filme: Amante Por Um Dia (2017)

INTIMISTA; PRIMOROSO; PUNGENTE